19 de out. de 2009

Leia também a 1ª parte, 2ª parte, 3ª parte, 4ª parte e 5ª parte.


F – Tampa de pressão do radiador defeituosa


As tampas de pressão são importantes para o sistema de arrefecimento, pois retardam o ponto de ebulição da água, aumentam a eficiência da bomba de água e eliminam as perdas de água pela evaporação ou fervura (salvo sob condições muito severas). Por outro lado tampas de pressão defeituosas podem provocar o superaquecimento, e consequentemente, o engripamento ou escoriação, por não conseguirem cumprir as funções acima.

É aconselhável, portanto, que quando se está inspecionando um motor, verifique-se cuidadosamente o estado em que se encontra essa tampa, examinando-se, inicialmente suas válvulas de pressão a vácuo para verificar se estão limpas e operando livremente.


Tampa de pressão do radiador


Em seguida, assegure-se de que as linguetas de fixação da tampa não estão tortas ou gastas e verifique se o bocal de enchimento do radiador tem entalhes ou rachaduras. Existem instrumentos para verificar o assento do bocal de enchimento, corrigindo pequenos entalhes e rachaduras que impeçam uma vedação perfeita. Encontrando-se alguma irregularidade na tampa de pressão, deve-se substituí-la por uma outra do mesmo tipo e com a mesma calibragem de pressão.

Observação:

Essa calibragem de pressão, normalmente, vai impressa na parte superior da tampa, podendo variar, via de regra, de 0,3 a 1,1 Kgf/cm² (4 a 15 lbs/pol²).

Correia do ventilador gasta ou partida, ou rotor da bomba de água muito corroído.


Quando isso ocorre, o fluxo de água através do motor e o ar na parte externa do radiador são reduzidos e advém o superaquecimento.

Deve-se portanto verificar o estado das correias, examinando-as quanto ao desgaste e tensão e substituí-las quando necessário.

Quanto à bomba d’água para se fazer um bom exame da mesma, é interessante retirá-la do motor e fazer a inspeção numa bancada. Aí então proceda da seguinte forma:

Verifique se o rolamento está gasto devido à excessiva tensão da correia do ventilador.

Veja se existe vazamento entre o eixo e a gaxeta ou retentor que permitam a perda externa da água, ou façam com que o ar seja aspirado para o sistema de arrefecimento. (Esse arejamento acelera drasticamente a formação de ferrugem no sistema, como acontece quando há passagem dos gases por um vazamento da junta do cabeçote).

Verifique também se o rotor da bomba não está desgastado ou corroído, pois isso reduzirá consideravelmente o fluxo de água.

Conserte ou substitua por uma unidade nova ou recondicionada, conforme for necessário.


Um tipo de bomba d’água.

Categories:

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!