20 de out. de 2008

Vamos então para a 8ª dos anéis de pistão se você não ainda não leu a 1ª parte, 2ª parte, 3ª parte, 4ª parte, 5ª parte, 6ª parte e 7ª parte pode ler clicando nos links (recomendado), Então vamos em frente.


Camada de molibdênio



O molibdênio metalizado por chama ou plasma sobre a superfície de trabalho do anel, confere-lhe uma excelente resistência ao engripamento.

Esta propriedade advém do seu elevado ponto de fusão (2.620 °C), de sua porosidade e da eficiente condição de lubrificação do molibdênio quando da quebra da película lubrificante.



Enchimento de ferrox


O enchimento de ferrox é um processo de colocação de uma mistura de oxido de ferro e silicato de sódio em uma ou mais canaletas previamente preparadas sobre a superfície de trabalho do anel. Esta mistura é dura e porosa, facilitando as condições de essentamento dos anéis e proporcionando uma boa resistência à escoriações.


Fabricação de anéis

A fabricação de anéis é um processo altamente especializado que envolve técnicas e cuidados especiais já a partir de sua fundição. Entre as mais modernas técnicas de fundição de anéis, encontram-se as:
- Fundição estática (individual ou dupla)
- Fundição centrifugada.

Fundição estática

O processo de fundição estática dos anéis, inicia-se em maquinas denominadas de “moldadeiras”, onde são produzidos moldes em areia “verde”, que apresentam em uma das faces a impressão de um ou mais anéis e na outra uma superfície lisa, além de um orifício central.


Esses moldes são empilhados um sobre o outro de modo que o ferro fundido liquefeito é despejado através do orifício central do primeiro molde, ele se distribui por todos os moldes e preenche as impressões na areia, formando os anéis.


Em seguida ao vazamento do ferro liquefeito, aguarda-se os anéis esfriarem, e a areia é retirada por meio de vibradores, tendo-se então o que se chama de uma “árvore de anéis”



As operações seguintes são a retirada dos anéis da árvore (individualmente), a limpeza da areia e a rebarbação.

Obs.: No caso de fundição individual, os anéis, após limpos e rebarbados, seguem diretamente para a primeira operação de usinagem que é a retificação das faces laterais.

Quando se trata de fundição dupla, antes de seguirem para esta operação, os anéis são cortados ao meio, ao longo de seu diâmetro, dando origem a dois anéis individuais.

Update: A 9ª parte de Aneis de pistão já esta no ar.
Categories:

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. its good to know about it? where did you get that information?

    ResponderExcluir
  2. I did a course and have the handouts.
    A hug and thanks for the visit and comment,

    ResponderExcluir

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!