1 de set. de 2008

Uma definição simples do que são anéis de pistão pode ser a seguinte : “Os anéis de pistão são peças de metal que, quando instaladas nos cilindros dos motores, tornam-se circulares e auto-expansivas, proporcionando uma vedação móvel entre a câmara de combustão e o carter do motor”.

No entanto essa definição, como tantas outras que se possa formular, não consegue expressar, com a exatidão necessária, toda a responsabilidade de que os anéis de pistão estão investidos para um perfeito funcionamento do motor onde estão instalados, nem os cuidados empregados no seu projeto, desenvolvimento e produção.

Nesta matéria abordarei com mais detalhes as características mais importantes dos anéis de pistão e os principais tipos fabricados.

Nomenclatura dos anéis


Para facilitar a compreensão dos textos que vêm em seguida, vou inicialmente, definir quais são os nomes dados às diversas partes e às medidas principais dos anéis:

Faces laterais

São as partes do anel que ficam em contato com as canaletas do pistão, em posição paralela à cabeça do pistão, podendo também ser chamada de “face superior” e “face inferior”



















Face externa

É a parte do anel que fica em contato com a parede do cilindro.
É também chamada de “face de trabalho” ou “face de contato”.

Face Interna

É o lado do anel que fica voltado para o fundo da canaleta do pistão.


Altura

É a distância entre as faces laterais do anel, medida normalmente em milímetros e em alguns casos, em frações de polegadas.

Espessura Radial

É a distância entre as faces externas e internas do anel, tendo medidas sempre em milímetros.


Folga Lateral

É a folga medida no sentido da altura do anel,ou seja, é a distância entre a face lateral do anel e a superfície lateral da canaleta.

Folga Traseira

É a folga entre a face interna do anel e o fundo da canaleta do pistão, quando estes estão instalados e centrados no cilindro.



Diâmetro Nominal

É o diâmetro externo do anel, “fechado” no diâmetro do cilindro para o qual foi projetado.
É igual ao diâmetro nominal do cilindro, sendo medido em milímetros ou polegadas.

Folga entre pontas

É a distância entre as extremidades do anel, medida com o mesmo instalados no cilindro de diâmetro correspondente.



Essa folga varia conforme o diâmetro do anel e com o tipo de aplicação a que se destina. Na futura postagem “troca de anéis” colocarei uma tabela onde consta essas folgas.

A matéria “Os Anéis de pistão” é dividida em várias partes e essa fica por aqui.


Update: 2ª parte
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Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Boa tarde, gostei do material. Parabéns.
    Gostaria de tirar algumas dúvidas. Quando devo aplicar um determinado tipo do anel. (exemplo: Tenho um anel de primeira canaleta do tipo 4 e posso trocar para uma canaleta do tipo 2? Posso fazer esta modificação?).
    Você sabe em qual caso devo utilizar um determinado tipo de anel?
    Grato

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  2. Olá Edson que bom que você esta gostando.

    Você deve usar o anel que é recomendado fabricante do motor. Estas informações geralmente são passadas para as autorizadas. Você pode conseguir estes dados também com os fabricantes dos anéis.

    Um abraço, Fico te devendo esta.

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  3. Bom dia
    Muito interessante as explicações sobre os anéis ,
    Tenho uma necessidade ve se podes me ajudar :
    preciso de um fabricante de aníes ou adquirir anéis para um compressor de ar que o pistão trabalha na horizontal e não pode passar oleo entre a camisas e o pistão , então a camisa não pode ser brunida e os anéis tem que ter um perfeito ecentamento ,
    Como faço isso e onde encontro esse anéis , o diametro pode ficar entre 44 e 46 cm , pois eu mesmo fabrico os pistões
    grato
    Edmundo
    e-mail: edmundojoao@gmail.com

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  4. Olá Edmundo

    Infelizmente vou ficar te devendo esta. De uma procurada neste catalogo http://catalogue.mahle.com.br/Applications/WEB/Catalogos/catalog.nsf/index/COFAP%20Rings%20-%20An%C3%A9is%20-%20Por%20C%C3%B3digo%20COFAP?open&view=vRINByCOFAPCode&query=44 talvez tenha o que você esta procurando.

    Um abraço e obrigado pela visita e comentário,

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