27 de jul. de 2009

Leia também os outros artigos de "Retificação de motores": 1ª Parte, 2ª parte e 3ª parte

Retificação da árvore de manivelas


Dando continuidade a nossa reforma no motor, vamos agora abordar a retificação da árvore de manivelas.

A primeira verificação que deve ser feita é quanto ao estado da árvore, para ver se não existe trincas ou outras falhas graves que impeçam sua reutilização.

As boas retíficas costumam ter um equipamento denominado “Magna-flux” através do qual é possível detectar na árvore de manivelas a existência tanto de trincas superficiais como internas, por meio de eletromagnetização da árvore e deposição de material fosforescente na região das trincas.

Em seguida passa-se à verificação do alinhamento da árvore para se constatar se a mesma está ou não empenada.


O Empenamento da árvore de manivelas deve ser verificado em aparelhos apropriados e não “a olho”.


O ponto a ser observado aqui é que, se for contatado empenamento, o mesmo deverá ser corrigido antes da retificação da árvore pois, em caso contrário, haveria necessidade de se retirar muito material dos colos para conseguir-se alinhar a árvore.

Feitas as verificações e correções acima, passa-se ao exame dimensional dos colos. Esse exame é mais importante de todos, pois, é através dele que irá determinar-se a sub medida com a qual deverão ser retificados os colos de mancais e bielas.

Por essa razão, esse exame deverá ser feito mesmo que os colos apresentarem uma aparência lisa e aparentemente perfeita pois, os mesmos tendem a desgastar-se de forma ovalizada ou cônica e isso, fequentemente, só é perceptível através de medições com aparelhos precisos.


Inspeção do colo.


Passando agora à execução da retificação, o cuidado inicial a ser tomado é com relação à escolha e preparação do rebolo.

Embora as especificações variem para cada tipo de motor, de maneira geral, o acabamento dos colos deve ser o mais liso possível e para consegui-lo, a maioria das retíficas utiliza de grana 54.

O raio de concordância dos colos também depende do rebolo e, por isso, é aconselhável que durante a retificação vá-se verificando, periodicamente se o raio de concordância do rebolo está nas dimensões recomendadas pelo fabricante do motor e se está proporcionando um acabamento liso e sem riscos.


Raio de concordância do colo do virabrequim.


Isto é de fundamental importância pois, a experiência tem demonstrado que, se os colos forem usinados com raios de concordância muito menores do que o especificado, ou se forem deixados riscos na região dos raios, aparecerão trincas no local que, com o tempo, provocarão a quebra da árvore de manivelas.

Por isso, se estiver-se retificando uma árvore de manivelas de um motor a gasolina “pequeno”, por exemplo, onde os raios de concordância são da ordem de 2,00 mm e posteriormente, for-se retificar, com o mesmo rebolo, uma árvore de um motor diesel de grande potência, cujos raios são da ordem de 6,00 mm, não poderá iniciar-se essa operação, sem antes corrigir o raio para as dimensões dessa outra árvore.

Concluindo a retificação passa-se à operação final que é o polimento dos colos.

Esse polimento é necessário para atingir-se um rugosidade bem pequena, da ordem de 1,5 , que é recomendada pela maioria dos fabricantes de motores.

Por isso, como a rugosidade mínima conseguida por um rebolo é de cerca de 2,5 , complementa-se o serviço através de um polimento com lixa de grana 400, com o que atinge-se a rugosidade desejada.

Obs.: Aconselha-se fazer o polimento em sentido de rotação oposto ao da retificação e no mesmo sentido de funcionamento do colo em questão.
Categories:

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!