13 de jul. de 2009

Leia também os outros artigos de "Retificação de motores": 1ª Parte

Bronzinas (ou casquilhos)


Da mesma forma como os mancais, também as bronzinas exigem uma série de cuidados para poder-se ter, ao final do serviço, um motor em perfeitas condições de funcionamento.

Embora sejam aparentemente simples, as bronzinas possuem diversas características que, embora à primeira vista não sejam percebidas, exercem importantes funções durante seu funcionamento.

Cada metade da bronzina, por exemplo, é ligeiramente maior que a metade de um círculo e, por isso, se sobressai, ligeiramente, do seu alojamento.


A bronzina sobressai ligeiramente do seu alojamento.


Esse comprimento extra, que conforme a bronzina, pode ser de aproximadamente 0,005 mm (.002”), é chamado de carga de aperto e é constatado facilmente quando se instalam bronzinas novas nos alojamentos e encostam-se ligeiramente os parafusos dos mancais fixos ou de bielas. Nessa ocasião vê-se que quando as extremidades das bronzinas se encostam, as capas mantém-se ainda afastadas dos mancais devido a esse comprimento extra.


Verificação de carga de aperto das bronzinas.


Isso acontece para que, quando os parafusos dos mancais forem apertados com o torque final, a força exercida pelos mesmos, comprima a bronzina, forçando-a a assentar-se totalmente em seu alojamento. Isso é chamado de “carga de aperto das bronzinas”.

Portanto, é muito importante que o aperto final seja exatamente o recomendado pelo fabricante do motor (e aplicando com uma chave de torque de boa qualidade), pois, se o aperto for excessivo, isso causará a deformação da circularidade do mancal e se for insuficiente, haverá um contato imperfeito da bronzina com o mancal e com o colo do virabrequim, formando vazios entre a face externa da mesma e seu alojamento, o que acarretará ema pior transferência de calor, um desgaste irregular da mesma, folga insuficientes para passagem do óleo lubrificante e, consequentemente, uma diminuição na sua vida útil.

Outras características das bronzinas é que sua espessura é menor nas pontas como prevenção contra um eventual excesso de aperto.

Conforme mostrado na figura abaixo, a espessura das bronzinas vai diminuindo ao se aproximar das pontas até ficar de 0,013 a 0,025 mm menor que no meio.


Dimensões das bronzinas.


Com isso, mesmo apertando-se demasiadamente os parafusos dos mancais, continua-se tendo uma folga suficiente para passagem de óleo lubrificante nessas regiões.

Outro ponto, a ser também observado, é que as bronzinas são fabricadas com um pequeno alargamento de diâmetro nas extremidades. Esse alargamento, que poderá ser de cerca de 0,25 mm (.010”), tem por finalidade forçar as pontas das bronzinas contra o alojamento. Dessa forma, ao apertarem-se os parafusos, a tendência das extremidades será de comprimirem-se mas contra os mancais, ao invés de tentarem fletir-se para o lado de dentro, contra o colo da árvore de manivelas, o que diminuiria a folga naquela área.

Tanto o alargamento do diâmetro nas pontas como os demais pontos aqui abordados devem ser observados cuidadosamente pois, além de auxiliarem na análise de problemas que envolvam bronzinas, quando da desmontagem do motor, também, e principalmente, são os grandes responsáveis pela existência de uma folga correta entre as bronzinas e os colos da árvore de manivelas.

Essa folga, por seu vez, influi diretamente na lubrificação tanto da própria árvore como, também, de outras partes do motor, principalmente dos cilindros, proporcionando-lhes condições ideais de funcionamento.

Quando essa folga não é correta, podem ocorrer diversas anomalias no funcionamento do motor, tendo-se já contatado, inclusive, casos de escoriações e engripamentos envolvendo cilindros, pistões e anéis, causados pela instalação incorreta de bronzinas.
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