A tão esperada carta de motorista chegou. A ansiedade para sair dirigindo se mistura com o medo de quem está começando. Tudo perfeitamente natural! O mais importante para quem é recém habilitado não é só manter o carro sobre controle, mas também os nervos! Mantenha a calma e troque o medo pelo respeito à pista.
Separamos então algumas dicas para quem vai pegar a estrada pela primeira vez! Ah, você já é experiente? Fique alerta também, a velocidade em rodovias é maior, o que demanda mais atenção!
1) A primeira dica nada mais é que ressaltar os cuidados que já devemos ter no dia a dia. Use cinto de segurança e exija que os demais passageiros também o façam. Não exceda os limites das pistas. Não pegue a estrada exausto ou com sono. Por mais que você ache que tem total controle sobre seu corpo, ele pode te pregar uma peça. E uma peça a 120km/h não é engraçada.
Se beber e dirigir na cidade é já perigoso, na estrada chega a ser criminoso. Quem faz isso, além de arriscar a própria vida e de quem estiver no veículo, pode acabar com a de quem não tem nada a ver com a história.
2) Antes de pegar a estrada, torne rotina checar as condições do carro. Repor água de para-brisa, de radiador, verificar o óleo e fazer a calibragem dos pneus, inclusive do estepe, são coisas básicas. Verifique também os itens de segurança: luz de freio, faróis, triângulo, macaco e pisca alerta.
3) Tenha em mãos o número da seguradora e mantenha o celular carregado, nunca se sabe quando e onde você vai precisar dele.
4) Mantenha uma boa distância do carro à frente. E quanto maior a velocidade da pista, maior deve ser essa distância, pois mais difícil se torna a desaceleração em caso da necessidade de frenagem.
5) Nunca ultrapasse pela direita ou pelo acostamento. As ultrapassagens devem ser sempre pela a esquerda. Se um carro estiver muito devagar à sua frente, calmamente dê a seta para a esquerda, olhe no retrovisor e acelere, ultrapassando-o. Se a pista for “vai-e-vem”, a famosa pista dupla, fique atento à faixa que as separa. Se for contínua, não tente a ultrapassagem. Se for pontilhada, a ultrapassagem é permitida. Nesse caso, observe ao longe se não há veículos vindo do outro lado, olhe no retrovisor, dê seta para a esquerda e certifique-se que o veículo à sua frente está ciente de sua intenção. Apenas ultrapasse se estiver totalmente seguro de si e de seu veículo. Caso não consiga concluir a ultrapassagem, reduza, dê seta para a direita e volte para sua pista.
6) Atente-se aos sinais entre motoristas. Um farol piscando atrás de você quer dizer um apressadinho querendo te ultrapassar. Nesse caso, calmamente caia para a pista da direita e deixe ele seguir seu rumo. Já alguém que venha do sentido oposto piscando o farol significa que pode haver problemas à frente. Um deslizamento de terra, um acidente ou trânsito intenso podem ser eventos anunciados dessa maneira. Redobre a atenção.
7) Diminua antes das curvas e mantenha o carro engatado, só voltando a acelerar quando sair dela. Evite frear durante a curva, isso diminui o atrito do carro com a pista, necessário para sua estabilidade.
8) Pilote com os vidros totalmente abertos ou totalmente fechados. O deslocamento de ar na estrada pode ser muito forte e perigoso se vindo de um caminhão, por exemplo. Quando o ar deslocado entra no carro, ele precisa sair, e se apenas um dos vidros estiver aberto, isso vai desestabilizar a direção.
9) Divirta-se! A melhor parte da viagem é a viagem. Respeitando a pista, é só curtir a estrada e a sensação de liberdade que ela nos passa. Pesquise não apenas sobre o seu destino, mas sobre atrações que possam existir pelo caminho. Um bom restaurante com comida tradicional do local, uma cidadezinha histórica em que valha a pena dar uma passada, enfim, cada caminho reserva suas peculiaridades.
Este post é uma contribuição do Buscapé para o Blog Carburado








