O motor de um carro a gasolina (ou gás ou álcool) tem como função principal transformar o combustível em energia capaz de gerar movimento nas rodas.
O modo mais prático de criar movimento a partir da gasolina é queimá-la dentro de um motor (por isso chamado motor de combustão interna).O coração desse sistema é uma pequena câmara de combustão chamada cilindro e, dentro de cada cilindro estão os pistões (carros de passeio geralmente têm quatro ou seis cilindros). Com a queima do combustível, os pistões se movimentam, girando um eixo chamado virabrequim, que leva a energia mecânica até o sistema de transmissão, que distribui essa energia para as rodas e faz com que o carro se movimente. Há outros componentes que auxiliam no processo para que o movimento não pare, conheça as principais peças do motor:
1-Cilindro:
É dentro deste que o pistão se move. A potência do motor depende do tamanho do cilindro. Exemplo: se o motor possui quatro cilindros de meio litro (com um total de 2 litros), entende-se que é 2.0.2-Vela de ignição:
Peça que faz a faísca que inicia a combustão da mistura de ar e combustível. Nos motores a diesel não há velas de ignição.3-Válvulas:
Mantêm a câmara de combustão fechada durante as reações. As válvulas de escapamento abrem-se para que saiam os gases resultantes da combustão, então, as válvulas de admissão se abrem para a entrada do ar e do combustível, fechando-se logo antes do início da compressão e recomeçando o ciclo.4-Cabeça do motor ou cabeçote:
Parte que abriga as válvulas de admissão, escapamento e velas. Além de funcionar como tampa do bloco de cilindros.5-Pistão:
Peça que se move dentro do cilindro. É feito de liga de alumínio, já nos carros mais antigos, de ferro fundido.6-Anéis de segmento:
Estão entre a parte externa do pistão e a parte interna do cilindro. Impedem o vazamento da mistura ar-combustível para o cárter durante a compressão. Possuem a mesma função em relação aos gases de escapamento enquanto ocorre a combustão.7-Virabrequim:
É conectado à caixa de marchas. O virabrequim transforma os movimentos retos do pistão em movimento circular e a caixa de marchas faz as rodas girarem.8-Biela:
Tal peça é responsável por ligar o virabrequim ao pistão.9-Carburador:
Faz a mistura ar-combustível. Não há carburador em carros com injeção eletrônica.10-Motor de arranque (ou motor de partida):
Funciona com energia elétrica e faz com que o motor do carro ligue, ou seja, faz as primeiras reações até que o motor tenha como funcionar sozinho.11-Solenoide de partida (ou relé ou bobina de chamada):
Tal peça faz a ligação entre bateria e motor de arranque, já que aproxima os contatos através de um eletroímã.12-Bateria:
Alimenta os dispositivos do automóvel que necessitam de energia elétrica, como o sistema de ignição, som e farol.13-Alternador:
É conectado ao virabrequim do motor. Gera energia enquanto o automóvel está ligado.14-Distribuidor:
Distribui corrente elétrica da bateria até as velas de ignição, espalhando a centelha até a câmara de cilindro certa.15-Corrente de distribuição (ou correia dentada):
Tal item sincroniza o movimento do virabrequim e do eixo que comanda as válvulas de escapamento e admissão, mantendo o ritmo do motor.16-Radiador:
Utiliza a água do reservatório para resfriar o motor, mantendo assim a temperatura controlada.17-Bomba d'água:
Recebe a água de resfriamento que vem do radiador e faz com que ela circule em peças como: cabeçotes e motor, para depois voltar ao radiador e recomeçar o ciclo.
Fontes: Fan Page Connect Parts e Revista Pense Carros
Onde fala cilindro seria melhor bloco do motor onde os cilindros ficam.
ResponderExcluirMas e a parte da transmissão não tem n é?
Olá Rhullyo
ExcluirOs cilindros ficam no bloco, que seria mais um item, porem não foi colocado para não estender muito. Quanto a transmissão fica para um próximo post.