Para quem quer personalizar o interior do carro sem fazer mudanças muito radicais, uma boa ideia é mudar a manopla de câmbio. Além de contar com modelos variados, que podem vir com efeitos cromados e de couro costurado à mão, a instalação é muito simples e pode ser feita em casa, sem ajuda profissional.
Nesse post, vamos mostrar como escolher a manopla ideal para seu carro e como fazer a instalação.
Tipo de alavanca
O primeiro passo é identificar o tipo de alavanca do seu carro. Existem dois tipos: com e sem limitador de ré. Essa peça é um anel que precisa ser levantado para engatar a ré. Alguns carros que têm essa peça são Corsa, Palio e Celta.
Nos carros sem limitador de ré, basta puxar o câmbio para a posição indicada, e a ré entra automaticamente.
Se o seu carro tiver o limitador, as opções de manopla ficam mais restritas, pois, dependendo da peça escolhida, o anel baterá na base da manopla, e você não conseguirá engatar a ré. Nesses casos, opte por uma manopla de base larga. Assim, quando você puxar o anel, ele vai passar pela base.
Nos veículos sem limitador, você pode colocar praticamente qualquer tipo de manopla, já que a limitação é justamente o anel. Entretanto, nao se esqueça de comparar as larguras da manopla e da alavanca, para não correr o risco de acabar com a alavanca fica e a base larga. O mais recomendável é usar uma manopla de base mais fina, para que o acabamento fique menor.
Fixação da manopla
As manoplas podem ser de fixação por pressão, mais comuns, ou por rosca. Caso sua manopla original seja por rosca, não há problema em substituir por uma de pressão. Mas se a original for de pressão, não há como trocar por uma de rosca.
Para instalar a manopla de pressão, tire a base; os parafusos de fixação, que dão pressão na alavanca do carro, ficarão à mostra. Primeiro, coloque o acabamento e, em seguida, a manopla na alavanca. Com uma chave allen (que geralmente acompanha o kit da manopla), rosqueie, para dar pressão.
O parafuso vai ficar pressionando a alavanca do seu carro, mantendo-a presa. Depois, rosqueie novamente o acabamento para esconder o parafuso.
Temos mais uma dica importante. Se a sua alavanca for muito lisa, por mais que você rosqueie os parafusos, eles podem ficar frouxos com o uso diário. Nesses casos, ficar apertando e afrouxando com frequência pode disparar os parafusos, e você não vai mais conseguir fazer a fixação.
Para evitar que isso aconteça, antes de fazer a instalação, dê duas ou três voltas de fita isolante na alavanca. Isso vai ajudar a manopla a não escorregar, ficando sempre bem presa.
Confira o vídeo com todas as informações:
Com uma manopla nova, você garante esportividade e bom gosto ao seu carro com um acessório de qualidade e fácil fixação.
Texto de Marllon R. P. Castro
Fonte Tuning Parts