Já fazem alguns anos que vemos com freqüência em filmes de ficção cientifica, a presença de automóveis elétricos, futuristas, tanto no cinema como na televisão. No ultimo dia 27 de julho, a montadora alemã BMW apresentou simultaneamente em Nova York, Pequim e Londres o seu novo modelos de carro elétrico, o I3.
Com estimativa de chegar ao mercado brasileiro (com duas versões, uma totalmente elétrica e outra contando com um motor de combustão como gerador) na segunda metade de 2014. O modelo é o primeiro da montadora a entrar no nicho de automóveis elétricos/híbridos, um mercado que todavia não é muito explorado no pais. Dos aproximadamente 35 milhões de veículos que circulam no Brasil, apenas 72 automóveis elétricos foram registrados no pais, o que levanta algumas perguntas sobre o futuro desse mercado no pais. Perguntas como, “aonde posso abastecer (carregar) meu automóvel?” e “como atuam as empresas de seguro em relação aos carros híbridos?”
A falta de estacoes de recarga é sem duvida um grande entrave para a entrada desses veículos no mercado brasileiro. A falta de locais para recargar o veiculo é um grande problema já que os mesmos contam com 200km em media de autonomia. Já cotar seguro auto elétrico é outra questão também um pouco complicada. Se por um lado o veiculo não atinge grandes velocidades, o que ajuda no preço do seguro, a bateria e a manutenção são bastante caras em um veiculo elétrico.
Na Europa já existem seguradoras especializadas em automóveis elétricos. Oferecendo apólices especificas para quem tem um automóvel elétrico, essas empresas oferecem preços mais convidativos para os donos de veículos híbridos alem de serem seguradoras comprometidas com a causa ambiental, fazendo por exemplo, doações a ONG's relacionadas ao meio ambiente.
Se bem ainda não é um mercado muito explorado no Brasil, o lançamento de modelos como o I3 e a adesão de grandes montadoras aos veículos elétricos, como a BMW, mostra uma tendencia que tem muito a crescer nos próximos anos. Estudos dizem que em 15 anos aproximadamente metade dos veículos do mundo serão híbridos/elétricos.
Cotar o seguro de um carro