- Com profundas evoluções no design, os novos modelos começam desde já a serem comercializados na rede de concessionários da marca
- Mais do que um mero facelift, o novo J3 e o novo J3 Turin ganharam frente totalmente inédita: faróis, grade, para-choque, para-lamas e capô
- A parte interna também foi amplamente modificada: todo o painel de instrumentos e os revestimentos laterais são novos.
- Os dois modelos da JAC Motors estreiam novas rodas de liga leve. E a traseira do J3 Turin é inédita: lanternas, tampa do porta malas e para-choque
- Além de todo o pacote de equipamentos de série, os modelos receberam travamento central das portas, chave-canivete, comandos de áudio no volante e quadro de instrumentos com tela de LCD
- Apresentados como modelo 2014, o novo JAC J3 custa R$ 35.990 e o JAC J3 Turin, R$ 37.990
Quando inaugurou suas atividades no Brasil, em 18 de março de 2011, a JAC Motors abriu 50 concessionários em um único dia. Naquele momento, os carros que debutavam junto com a estreia da marca eram o J3 e o J3 Turin. Pouco mais de dois anos depois, a JAC Motors volta a surpreender, como fizera lá atrás: a reestilização imposta aos dois modelos é profunda, suplantando a expectativa de quem aguardava apenas por um mero redesenho de lanternas ou grade dianteira.
“O novo J3 e o novo J3 Turin ficaram mais bonitos, atraentes e modernos, além de assegurarem a ótima relação custo/benefício e a garantia de 6 anos sem limite de quilometragem”, opina Sergio Habib, presidente da JAC Motors Brasil. “Estimamos que os novos modelos auxiliem no cumprimento de nossa cota de 24 mil unidades vendidas da JAC Motors para 2013, que é o limite acordado pelo programa Inovar Auto”.
Desenvolvido no Centro de Design da JAC Motors, em Turim, na Itália, a nova concepção estética dos modelos é jovial, redefinindo o paradigma de personalidade para o segmento de carros compactos. Na dianteira, o novo conjunto ótico exibe lanternas maiores, delineadas por filetes internos de contornos orgânicos. A grade também cresceu, bem como o logotipo da JAC. Frisos cromados foram adicionados, o que ajuda a ressaltar a impressão de classe superior. Já o para-choque recebeu linhas mais fluidas, menos volumosas, intensificando a elegância do design. A grade inferior agora é bem maior, bem como são novos os alojamentos dos faróis de neblina. Capô e para-lamas também foram redesenhados.
No J3 Turin, a nova proposta estética é repetida na traseira. O modelo perdeu aquele grupo ótico delgado, que se delineava em um desenho vertical, e recebeu um visual mais elegante. Com um conjunto “horizontal”, cada lanterna se divide entre o para-lama e a tampa traseira, projetando sobriedade e, simultaneamente, elevando o size impression do sedã. Tem-se a impressão de que a traseira “cresceu”. No novo para-choque, a base ganhou contornos em alto-relevo e a adição de uma luz-espia. Ambos ganham novas rodas de liga leve.
Interior totalmente novo
Já batizados como “modelo 2014”, os novos J3 e J3 Turin também passam a exibir um novo interior. Todo o painel de instrumentos foi redesenhado, acentuando um perfil que o eleva a dupla de compactos da JAC Motors a uma classe superior de acabamento. O volante tem três raios e é caracterizado por um elemento vazado em sua base, além de trazer apliques de black piano, melhor empunhadura com o inédito revestimento em couro e comandos de áudio ao alcance da mão direita.
O quadro de instrumentos, por sua vez, perdeu aquele conjunto combinado de velocímetro e conta-giros. A nova proposta é caracterizada por mostradores individuais, emoldurados por filetes cromados. São amplos, com melhor leitura. Nível de combustível e termômetro de água do motor ficam acondicionados “dentro” dos instrumentos maiores. Os hodômetros parcial e totalizador agora se apresentam em uma tela de LCD, que também contém um indicativo de qual porta do veículo está eventualmente aberta.
Também são diferentes as alavancas presas à coluna de direção, onde se acionam setas direcionais e luzes (esquerda) e limpador de para-brisa (direita). As aletas de ventilação, por sua vez, não são mais redondas. Ganharam um desenho quadrado e filetado, facilitando o ajuste de direcionamento do ar dentro do veículo.
À esquerda do volante, o painel exibe os comandos dos retrovisores de acionamento elétrico, que ficavam anteriormente no puxador da porta do motorista, e a regulagem elétrica de altura de facho dos faróis. O novo J3 e o novo J3 Turin recebem, também, o reostato de iluminação do quadro de instrumentos e a chave de ignição tipo “canivete”, onde a haste metálica fica escondida no miolo e é destravada por um botão.
Do mesmo modo, o console central é inteiramente novo, a começar pelo acabamento em black piano. Na parte superior, ele recebeu um equipamento de áudio integrado ao conjunto, enquanto os controles de climatização foram deslocados para baixo. Tudo continua ao alcance imediato da mão direita do motorista, sem prejuízo à ergonomia, mas com notável benefício estético. Até a alavanca do freio de estacionamento é nova, igualmente
Nas portas, além do design reformulado, incluindo novas teclas de acionamento dos vidros elétricos, os novos modelos receberam o comando de travamento central das portas. No porta-trecos, o vão disponível foi elaborado para acondicionar um porta-copos, o que se repete na porta do passageiro. Um terceiro porta-copos está instalado no console central, ao lado do cinzeiro/acendedor de cigarros.
Fotos do JAC J3
Fotos do JAC J3 Turin