Todos sabem que a compra de um carro vai muito além de efetivamente pagar pelo veículo, no custo de um carro devem ser somados também custos de rodagem (como a gasolina e os pedágios), manutenção, IPVA, DPVAT e demais impostos. A revista inglesa The Economist analisou todos e fatores para determinar quais são as cidade em que ter um carro pode pesar um pouco a mais no bolso do brasileiro.
Para a revista a cidade de São Paulo está atrás somente de Xangai como pior cidade para ter um carro, durante pesquisa realizada entre 2010 e 2012. Vale ressaltar que os carros usados nas pesquisas eram todos de marcas presente nos mercados de todos os países pesquisados.
Na tabela da pesquisa foi utilizado o parâmeto PPP (Purchasin Power Parity, em português: Paridade de Poder de Compra), que equilibra as cotações das moedas de cada país de acordo com seu poder de compra. Ou seja, ele tem a função de medir qual é o poder de compra, em termos internacionais, de uma moeda.
De acordo com o PPP a cidade de São Paulo, infelizmente, ganhou a segunda posição e, ainda, foi a terceira que mais teve aumento no custo de aquisição e manutenção de um carro. Ainda de acordo com a pesquisa na cidade de São Paulo o consumidor paga no carro o dobro do valor pago pelo consumidor de cidades da Europa como Berlim, Amsterdã e Londres. Abaixo está a tabela completa com os dados coletados na pesquisa:
Texto de Nelson Diniz
FONTES: The Economist e fanpage Connect Parts.