Será que o ar condicionado do carro realmente faz o carro gastar mais combustível? A resposta é, nem sempre.
Com o acionamento do ar condicionado o compressor de ar faz realmente com que o carro consuma um pouco mais de combustível, pois faz com que o motor tenha que fazer um pouco mais de esforço para funcionar.
Mas isto não se aplica sempre, segundo estudo realizado pela SAE - Society of Automotive Engineers, ou Sociedade de Engenharia Automotiva -, nos Estados Unidos, dirigir com os vidros fechados e o ar ligado é a melhor maneira de economizar combustível.
Segundo estudos da SAE realizados em um no túnel de vento da General Motors com deslocamento de ar frontal e lateral. Em dois modelos testados, um SUV equipado com um V8 de 8.1 litros e um sedã grande, também com um V8, mas de 4.6 litros. Os dois mostraram que a condução com as janelas abertas tem efeito negativo na eficiência do combustível. O sedã foi 20% menos econômico. O SUV registrou 8%. O estudo concluiu que quanto mais aerodinâmico é o modelo, maior o efeito da resistencia do ar com as janelas abertas.
Mas esta situação só é válida quando a velocidade for superior a 64 km/h, mas esta velocidade não é uma regra depende muito de veiculo para veiculo. Para se ter uma idéia quando se dirigi a uma velocidade de 112 km/h, o ar faz uma força quatro vezes maior que quando o carro esta a apenas 56 km/h. Ou seja, com o dobro de velocidade, a resistência do ar se multiplica por quatro. Então se você estiver dirigindo seu carro a 112 km/h com os vidros abertos a aerodinâmica será muito mais prejudicado.
E não esqueça de fazer a higienização do ar condicionado do seu carro uma vez por ano.
Veja outras dicas de economia de combustível.