Se você ainda não leu a 1ª parte, 2ª parte, 3ª parte, 4ª parte, 5ª parte, 6ª parte, 7ª parte e 8ª parte de Troca de Anéis, pode ser que fique em duvidas no texto seguinte.
Além dos pistões em si, também os pinos podem sofrer desgaste.
Por isso verifique, e sempre , se os pinos de pistão não estão frouxos e substitua-os se for necessário. Muitos pinos de pistão são instalados sob pressão na extremidade superior da biela sendo necessárias ferramentas especiais para pôr e tirar esses pinos. Consulte o manual de serviço do motor antes de tentar retirar o pino do pistão. Isto poupará tempo e possíveis danos ao pistão se os pinos forem do tipo colocado sob pressão.
Um outro ponto importantíssimo a ser observado, e que muitas vezes é deixado de lado, é a verificação do estado das bielas.
Se uma biela estiver empenada, ela vai fazer com que o pistão fique desalinhado dentro do cilindro, provocando um contato irregular dos anéis com a parede do cilindro.
Quando isso ocorre em um lado do pistão , o canto superior dos anéis é que vai fazer contato com a parede do cilindro, enquanto que, no lado oposto, somente o canto inferior é que vai fazer este contato.
Esse contato incorreto dos anéis provoca um aumento no consumo de óleo e desgaste irregular dos anéis.
Além disso, como todo o conjunto pistão-biela trabalha desalinhado e portanto, forçado, outras partes também apresentarão desgaste irregular, estando entre elas as bronzinas e bielas.
Como pode-se observar na figura abaixo devido ao empenamento das bielas, as bronzinas tenderão a se desgastar mais em pontos opostos o que, sem dúvida, reduzirá sensivelmente sua vida útil.
Para se descobrir se uma biela está empenada existem aparelhos apropriados que permitem determinar-se, exatamente, quanto é e onde está localizado o desalinhamento.
No entanto, uma pré-determinação pode ser feita através da observação dos locais de desgaste do pistão.
Se o pistão estiver mais gasto, de um lado, na parte superior (região dos anéis) e no lado oposto, o maior desgaste for na parte inferior da saia, isto indicará que a biela está empenada.
Um desgaste em diagonal, conforme indicado na figura abaixo, também é indicio de empenamento da biela.
Exame dos pinos de pistão
Além dos pistões em si, também os pinos podem sofrer desgaste.
Por isso verifique, e sempre , se os pinos de pistão não estão frouxos e substitua-os se for necessário. Muitos pinos de pistão são instalados sob pressão na extremidade superior da biela sendo necessárias ferramentas especiais para pôr e tirar esses pinos. Consulte o manual de serviço do motor antes de tentar retirar o pino do pistão. Isto poupará tempo e possíveis danos ao pistão se os pinos forem do tipo colocado sob pressão.
Exame das bielas
Um outro ponto importantíssimo a ser observado, e que muitas vezes é deixado de lado, é a verificação do estado das bielas.
Se uma biela estiver empenada, ela vai fazer com que o pistão fique desalinhado dentro do cilindro, provocando um contato irregular dos anéis com a parede do cilindro.
Uma biela empenada faz com que o pistão fique desalinhado dentro do cilindro.
Quando isso ocorre em um lado do pistão , o canto superior dos anéis é que vai fazer contato com a parede do cilindro, enquanto que, no lado oposto, somente o canto inferior é que vai fazer este contato.
O canto superior do anel, em contato com a parede do cilindro aumenta o consumo de óleo.
Esse contato incorreto dos anéis provoca um aumento no consumo de óleo e desgaste irregular dos anéis.
Além disso, como todo o conjunto pistão-biela trabalha desalinhado e portanto, forçado, outras partes também apresentarão desgaste irregular, estando entre elas as bronzinas e bielas.
Como pode-se observar na figura abaixo devido ao empenamento das bielas, as bronzinas tenderão a se desgastar mais em pontos opostos o que, sem dúvida, reduzirá sensivelmente sua vida útil.
Bronzinas desgastadas em regiões opostas.
Para se descobrir se uma biela está empenada existem aparelhos apropriados que permitem determinar-se, exatamente, quanto é e onde está localizado o desalinhamento.
Verificação do alinhamento das bielas.
No entanto, uma pré-determinação pode ser feita através da observação dos locais de desgaste do pistão.
Se o pistão estiver mais gasto, de um lado, na parte superior (região dos anéis) e no lado oposto, o maior desgaste for na parte inferior da saia, isto indicará que a biela está empenada.
Um desgaste em diagonal, conforme indicado na figura abaixo, também é indicio de empenamento da biela.