6 de ago. de 2008

Quatro em cada dez candidatos são reprovados no teste prático para tirar a carteira de motorista, em quase todo Brasil. Autoridades querem aumentar as horas de auto-escola e tentar melhorar o número de aprovações.

Fazer o carro se mover pode ser fácil, mas é difícil é dirigir como manda o Código Brasileiro de Trânsito. Um levantamento feito em Detrans de quatro estados mostra essa realidade: um grande número de pessoas tenta tirar a carteira nacional de habilitação, mas acaba reprovado na prova prática.

No Recife, 38% dos candidatos não passaram no exame no ano passado. Em São Paulo e no Rio Grande do Sul, o índice foi de 40% e no Rio de Janeiro, 33%.

As auto-escolas preparam mal os alunos? Há quem aponte o nervosismo como o grande vilão. E, segundo os instrutores, há outro problema: a falta de atenção.


Pontos perdidos
Na hora da prova, se o candidato entra no carro, ajeita o banco, mas esquece de ajustar os retrovisores, ele perderá dois pontos. Se ele ainda dá a partida sem o cinto de segurança, perde mais três pontos e está eliminado.

Ao todo, o aluno só pode perder três pontos. Qualquer errinho pode ser fatal, até na hora de fechar a porta. Ao estacionar, se ele derruba a baliza, é imediatamente reprovado. “Calma e controle emocional são fundamentais, além da parte da teoria. Toda a execução da teoria é importante ser colocada na prática não só na prova, mas também depois, já quando for um permissionário”, explica o instrutor Wagner Ferreira.


Fiscalizar presença
No Rio de Janeiro, há três meses o Detran passou a fiscalizar a presença do candidato nas aulas pela impressão digital. Quem não cumpre a carga horária exigida pela legislação fica impedido de fazer as provas.

“Nós estamos sentindo uma mudança gradual a cada formação. A gente está acompanhando cada banca examinadora e está vendo que os índices de reprovação estão caindo em torno de 5% na prova prática”, afirma a diretora de habilitação do Detran-RJ, Beatriz Diniz.

O Conselho Nacional de Trânsito estuda a possibilidade de aumentar a carga horária das aulas. A teórica deve passar de 30 horas para 45 horas e a prática, de 15 horas para 20 horas. Com mais tempo de estudo, o objetivo é conseguir mais dedicação para impedir problemas futuros.


Fonte
Categories:

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!