23 de jul. de 2008

Caçula do segmento de duas rodas, a Dafra superou as expectativas do próprio Grupo Itavema, do qual faz parte. Em apenas seis meses de operação, a montadora que usa tecnologia chinesa já ocupa a quinta posição, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), no ranking de vendas. Cerca de 16 mil motocicletas e scooters da marca foram emplacadas no primeiro semestre, o que representa 1,69% do mercado. Como resultado, o presidente da Dafra Motos, Creso Franco, revela que a capacidade da linha de montagem terá de ser duplicada, passando para 600 motos/dia. Além disso, para se adequar às novas normas de emissão de poluentes em 2009, a montadora inaugura no segundo semestre seu laboratório de controle de emissão de poluentes. Com isso quer também investir em novos modelos. Entre eles, a Horizon 250, a primeira custom da marca que deve chegar até o final do ano. Confira abaixo a entrevista com Creso Franco.

Infomoto - Qual o balanço que o senhor faz deste início de operação da Dafra?
Creso Franco - Altamente positivo. Os emplacamentos ficaram acima das previsões. Só em junho comercializamos cerca de 9 mil motos. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a Dafra superou alguns de seus concorrentes em importantes capitais, chegando a atingir 9% do mercado. Para alcançar estes números, temos mais de 210 pontos de vendas, uma completa assistência técnica e um grande estoque de peças.

Infomoto - Nesse ritmo, a Dafra deve superar as 60 mil motos até o final do ano ?
Creso Franco - Esse resultado aponta que ultrapassaremos a meta inicial. Em função da boa aceitação dos modelos no mercado e a forte atuação da rede de concessionárias há uma expectativa de encerrarmos 2008 com cerca de 80 mil motos comercializadas.

Infomoto - A Speed 150 é mesmo o "carro-chefe" da Dafra?
Creso Franco - Sim. O modelo street tem uma boa aceitação. Hoje, a Speed 150 representa cerca de 60% de nossas vendas. Porém a demanda de mercado é maior. Alguns modelos, por exemplo, a Speed e a Kansas têm fila de espera.

Infomoto - O que a empresa está fazendo para atender a demanda?
Creso Franco - Estamos duplicando a linha de montagem. Implantaremos o terceiro turno na fábrica, que já está sendo ampliada. Assim, dentro do mix de produtos, em um curto espaço de tempo fabricaremos 600 motos/dia.

Infomoto - Qual o próximo lançamento da marca?
Creso Franco - Estamos programando o lançamento da Horizon para agosto. O modelo custom estará equipado com motor de dois cilindros em "V", será uma moto atraente e seguirá a mesma proposta dos outros modelos Dafra -- produto diferenciado a um preço justo. Já estamos pesquisando e desenvolvendo novos modelos que irão complementar a linha em 2009. Teremos boas novidades entre modelos com apelo mais esportivo, on/off-road e também uma CUB.

Infomoto - Em janeiro entra em vigor a terceira fase do Promot [Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares, que começou em 2003, teve uma nova definição de limites em 2005 e ganhará um novo patamar, a fase 3, em 2009]. O que a Dafra está fazendo para atender aos limites de emissão de poluentes mais rígidos. A companhia vai apostar em modelos injetados ou apenas aperfeiçoará o sistema de exaustão?
Creso Franco - Em termos de tecnologia estamos investindo nas duas possibilidades. Nossa idéia é homologar as duas opções, injetada e carburada, dos produtos que já estão em linha. Nos próximos dois meses tomaremos a decisão do que será feito para 2009. Mas posso afirmar que para o próximo ano a Horizon 250 já será injetada.

Infomoto - Quando o laboratório de controle de emissão de poluentes ficará pronto?
Creso Franco - A Dafra está investindo R$ 8 milhões em um moderno laboratório de controle de emissão de poluentes do país. Devemos inaugurá-lo no final de julho. Em agosto estará em pleno funcionamento. Com o nosso próprio laboratório poderemos fazer todas as avaliações para a homologação de novos produtos e também o controle estatístico da produção. Isso garantirá ao consumidor que a moto Dafra estará de acordo com as especificações do Promot 3.

Infomoto - Quais desafios a montadora terá pela frente?
Creso Franco - Não estamos preocupados com a concorrência. A meta é ultrapassar a casa das 60 mil motos e ampliar a rede de concessionárias para 300 pontos de vendas até meados de 2009. A Dafra está preocupada com um crescimento sustentado, traduzido no laboratório de testes e desenvolvimento de novos produtos. Estamos trabalhando muito próximo da rede para, assim, garantir um bom atendimento aos nossos clientes. E para cuidar da área de engenharia da qualidade convocamos um profissional que terá a missão de cuidar de um dos nossos principais focos, a qualidade de nossas motocicletas.
(por Aldo Tizzani)

Fonte
Categories: ,

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!