7 de jul. de 2008

O inglês Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio da Inglaterra e fez a festa da torcida inglesa que compareceu ao autódromo de Silverstone. O resultado recolocou o piloto da McLaren na liderança do campeonato, agora empatado em 48 pontos com Felipe Massa e Kimi Raikkonen, da dupla da Ferrari.

A prova, que começou com a pista molhada e todos os carros equipados com pneus intermediários, foi dominada desde o início por Hamilton. Ele largou bem, pulando de quarto no grid para o segundo lugar, e assumiu a ponta na quarta volta, quando ultrapassou Heikki Kovalainen, seu companheiro de equipe. Hamilton já havia tentado a manobra logo depois da largada, mas o finlandês fechou a porta e os dois chegaram a se tocar.

Depois disso, Hamilton foi gradativamente abrindo vantagem – que aumentou mais ainda na volta 9, quando Kovalainen errou e permitiu que o seu compatriota Kimi Raikkonen assumisse o segundo lugar. Raikkonen e Hamilton, a partir de então, ficaram trocando voltas mais rápidas, já que a pista ia secando aos poucos.

Kovalainen abriu a primeira rodada de pits na volta 19, seguido de Fernando Alonso, que vinha na quarta colocação, na passagem seguinte. Hamilton e Raikkonen entraram juntos nos boxes na volta 20, com o inglês mantendo a liderança por uma fração de segundo. Nick Heidfeld, da BMW, e Nelson Piquet, da Renault, que vinham em quinto e sexto, pararam na volta 22.

A partir daí, no entanto, a chuva voltou a cair sobre Silverstone. E, nesse momento, quem havia parado para reabastecer e não havia trocado os pneus, que era o caso de Alonso e de Raikkonen, começou a perder muito tempo – em algumas voltas mais de três segundos – em relação a quem havia trocado os intermediários, caso de Hamilton, Kovalainen, Heidfeld e Piquet.

Raikkonen e Alonso perderam toda a vantagem que tinham e foram facilmente ultrapassados. Na volta 27, Heidfeld fez a melhor manobra de ultrapassagem da corrida. Ele vinha atrás de Kovalainen, que se preparava para superar Raikkonen. Quando o piloto da McLaren passou pela Ferrari, o alemão foi junto e, de quebra, aproveitou o embalo para deixar Kovalainen também para trás. Foi a manobra decisiva para que ele conseguisse garantir o segundo lugar na corrida.

A situação crítica fez com que Alonso voltasse aos boxes apenas sete voltas depois de seu primeiro pit, para trocar os intermediários, completando o tanque para ir até o fim da corrida. Raikkonen também antecipou sua segunda parada e voltou ao pit lane na volta 31.

Nesse momento, quem apareceu na zona de pontuação pela primeira vez foi Rubens Barrichello. Ele, que largou em 16º, ganhou várias posições na largada, subindo para o 10º posto e, na volta 29, já era o sétimo colocado. A chuva começou a apertar, permitindo ao brasileiro ganhar mais terreno frente aos adversários.

E quando ele foi para os boxes pela segunda vez, na volta 35, retornou a pista com pneus de chuva, ideais para a situação em que a pista se encontrava naquele momento, bastante encharcada. A parada em si não foi boa, pois Barrichello não conseguiu arrancar imediatamente após a troca, tendo que ser empurrado pelos mecânicos, mas seu desempenho nas voltas seguintes foi muito superior.

Ele voltou à pista em 9º, mas era o mais rápido da pista, em algumas voltas mais de dez segundos superior ao melhor concorrente. Superou oito carros com facilidade até chegar ao segundo lugar, na volta 43. Duas passagens depois retornou aos pits, para recolocar os intermediários e abastecer para chegar ao fim da corrida.

Barrichello voltou a pista em quarto, mas com a parada nos boxes de Jarno Trulli, subiu novamente para terceiro e fechou a prova quatro segundos atrás do alemão.

Na frente, Hamilton tinha uma vantagem tranqüila sobre Heidfeld. No período crítico da pista, o inglês foi o mais rápido entre os que estavam com pneus intermediários, e recebeu a bandeirada com mais de um minuto de vantagem sobre o alemão da BMW.

No restante da zona de pontuação, entre muitas rodadas e saídas de pista, Raikkonen fechou em quarto, com Kovalainen em quinto e Alonso em sexto. Jarno Trulli e Kazuki Nakajima fecharam a zona de pontuação.

Nelson Piquet vinha em um promissor quarto lugar, com direito a mais uma ultrapassagem sobre Alonso, mas quando a chuva apertou, seu carro acquaplanou e ele foi para a brita, onde seu carro ficou atolado.

E Felipe Massa... Certamente esta será uma corrida que ele não vai querer lembrar. Depois de largar na nona colocação, ele manteve a colocação na largada, mas rodou na terceira volta, caindo para as últimas posições. No total, o brasileiro da Ferrari viu a pista ao contrário cinco vezes, fechando a corrida na última colocação entre os carros que terminaram a prova.

Para sorte do brasileiro, Kubica também rodou, ficou com o BMW atolado e abandonou, enquanto seu companheiro Kimi Raikkonen também saiu da pista algumas vezes e foi apenas o quarto colocado. Assim, ainda conseguiu sair de Silverstone na liderança do campeonato.

Festa, então, para os ocupantes do pódio, que sobreviveram à pista molhada. Hamilton, que vinha sendo muito criticado pelos erros das últimas corridas, principalmente pela imprensa inglesa, voltou à disputa direta do título. Nick Heidfeld, batido constantemente por Kubica, largou à frente do polonês e reduziu a diferença entre os dois para dez pontos. E Rubens Barrichello, conquistou o primeiro pódio com o uniforme da Honda. A última vez que ele tinha estourado o champagne fora em 2005, no GP dos Estados Unidos.

Fonte
Categories:

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!