Tecnologia de visão 360º, que cria rotas de fuga em situações de colisão, é chave para meta de zero acidentes fatais em 2020
Com o desenvolvimento de um novo dispositivo de segurança que encontra rotas de fuga em uma situação de colisão, a Volvo Cars dá mais um passo para alcançar sua visão de, em 2020, não ter vítimas fatais ou feridos graves dentro de um novo Volvo.
Em dezembro, após quatro anos de desenvolvimento das tecnologias, o projeto Non-Hit Car and Truck será finalizado, com o desenvolvimento de uma nova geração de sensores que permitem monitoramento de 360º ao redor do carro.
Uma colaboração sueca entre universidades, várias instituições e a indústria, o projeto Non-Hit Car and Truck teve como foco o desenvolvimento de novas tecnologias, e o aprimoramento das existentes, para reduzir o risco de acidentes tanto para carros de passageiros como para veículos comerciais.
Visão 360º incomparável – fusão de sensores
Um dos desafios do projeto foi construir um sistema de detecção coesivo, com alguns discretos sensores instalados ao redor do carro, algo que nunca foi feito anteriormente. Para isso, se fez necessário o desenvolvimento de uma estrutura centralizada que reúne os sensores, a fim de permitir que as várias tecnologias – câmeras, radares por ondas, radares por laser, GPS etc. – troquem informações de forma eficiente.
Essa estrutura permite que o sistema proporcione uma visão em 360º completa do ambiente e perceba potenciais situações de risco que o motorista normalmente não está apto a ver. Com foco em sensores automotivos viáveis, o projeto dá um grande passo à frente para tornar essa nova tecnologia realidade em futuro próximo.
Rotas de fuga livres de colisão – detectando ameaças
A visão 360º é aprimorada pelo gerador de manobra, um novo dispositivo de segurança que usa um software para identificar rotas de fuga livres de colisão em todos os cenários de trânsito. O sistema, que funciona analisando constantemente as ameaças ao redor do carro, também pode ajudar o motorista, freando o carro e controlando a direção. Para demonstrar como os sistemas de visão 360º e o gerador de manobra funcionam em conjunto, o projeto construiu dois veículos de teste.
Um marco para 2020 e para os carros autônomos
“A Volvo Cars está, definitivamente, na linha de frente quando se fala em pesquisa e desenvolvimento de inovações de segurança ativa. E com o projeto Non-Hit Car and Truck, nós damos um passo significante à frente na visão de, em 2020, não haver vítimas fatais ou feridos graves em um novo carro Volvo. A tecnologia é parte importante do desenvolvimento de carros autônomos que podem desviar e frear para evitar uma colisão com qualquer objeto em qualquer situação. Nosso objetivo primário é focar na prevenção de diferentes cenários de acidentes. Mas, indo à frente, nós vamos continuar a trabalhar no desenvolvimento de carros que se adaptam a cada comportamento único de cada condutor”, explica Anders Almevad, gerente do projeto Non-Hit Car na Volvo Cars.
Sobre o projeto Non-Hit Car and Truck
O Non-Hit Car and Truck é um projeto de 80 milhões de coroas suecas, iniciado pela Volvo Cars e seus parceiros em setembro de 2010, com encerramento previsto para dezembro deste ano. Ele dá suporte à visão da Volvo Cars de, em 2020, não haver vítimas fatais ou feridos graves dentro de um novo carro da marca.
O foco está no desenvolvimento de tecnologias para reduzir o risco de acidentes tanto para passageiros de carros de passeio como de veículos comerciais. Os parceiros são: Volvo Cars, AB Volvo, ÅF (desenvolvimento da fusão de sensores), HiQ (densenvolvimento da fusão de sensores, detecção de ameaças), Mecel (fornecedor dos sensores), e Universidade Chalmers de Tecnologia (desenvolvimento da fusão de sensores, adaptação do motorista). O projeto Non-Hit Car and Truck é associado ao Safer Vehicle e ao Traffic Safety Centre.