21 de set. de 2013

Nos primeiros carros um dos maiores problemas era refrigerar os motores, já que do calor gerado pela queima do combustível, apenas ¼ era usado como força de trabalho, e os outros ¾ eram retirados pelo sistema de refrigeração. Com a modernização dos motores o sistema de refrigeração, como era chamado, passa a ser denominado sistema de arrefecimento, e a água do radiador passou a ser chamada de solução arrefecedora (água + aditivo).

Hoje os motores trabalham mais quentes, e conseguem reaproveitar parte do calor que antes era perdido no sistema de refrigeração. Com estudos os engenheiros perceberam que quando os motores trabalham mais quentes sofrem menos desgaste, já que as ligas metálicas que compõem estes motores atingem seu ponto máximo de dilatação, com isso reduzem os atritos e sofrem um desgaste menor.

O radiador automotivo é responsável pelo resfriamento da água que circula pelo bloco do motor, fazendo com que a temperatura não exceda os limites aconselháveis para o bom funcionamento do motor. A temperatura ideal para da solução arrefecedora fica nos 70º C nos motores à gasolina e de 80º C nos motores à álcool e à diesel.

A bonda d´agua força que a solução arrefecedora ciscule pelo sistema onde ela sai quente do bloco do motor e é resfriada nos tubos do radiador.

Quando a temperatura excede o limite, pode ocorrer:

  • Dilatação dos componentes móveis, causando aumento do atrito, chegando a bloquear o movimento.
  • Superaquecimento dos materiais aplicados na construção do motor, que podem se dilatar.
  • Deteriorização do óleo lubrificante.
  • Aumento da pressão no motor, podendo romper uma mangueira, tampa ou a boca do radiador.
Resumindo, o radiador é usado para que em conjunto com o sistema de bombeamento de água e do fluxo de ar, que é gerado por uma hélice, seja capaz de dissipar para o ambiente o calor gerado pelo motor.

Para o bom funcionamento do Sistema de Arrefecimento de seu veículo:


1 - Prolongue a vida do radiador utilizando fluido/aditivo: Consulte o manual do proprietário de seu veículo.

2 - A troca do fluido/aditivo deve ser realizada a cada 6/12 meses.
Atenção: Fluido/aditivo vencido trabalha contra o sistema.

3 - Verifique constantemente o nível de água do radiador , nível baixo de água pode significar vazamento. Verifique: radiador, mangueiras, abraçadeiras, tampa do reservatório e a bomba d’água).

Atenção: Evite completar água com o radiador quente.


4 - Vazamento de água gera perda de pressão do sistema, com isto, o motor trabalha mais, o consumo de combustível aumenta e o veículo perde rendimento.

5 - Para fazer a limpeza do sistema, o ideal é retirar do local o radiador e o reservatório de água e lavá-los com produtos especiais.

6 – É importante trocar a água do bloco do motor quando realizar a limpeza do sistema.

7 - Temperatura do veículo acima do normal, pode ser problema do sistema de arrefecimento.
Atenção: Evite andar com o carro nesta ocasião.

Atenção: Dicas para veículos normais e intercoolados.

A falta de uso de aditivo causa, principalmente:

  • Travamento da válvula termostática;
  • Ressecamento das mangueiras;
  • Formação barrosa no radiador, provocando o entupimento e causando fervura.A fervura, causa superaquecimento e pode resultar no empenamento do cabeçote, causando perda de potência. Também queima a junta do cabeçote e compromete o consumo de gasolina.

Principais motivos de mau funcionamento
1 - Entupimento da tubulação, causado pelo acúmulo de ferrugem trazida do bloco do motor ou pela utilização de água com impurezas ou por aditivo vencido.
2 - Entupimento das aletas, causado pelo acúmulo de partículas sólidas, tais como: insetos, poeira, folhas, serragem, etc.
3 - Mau funcionamento da válvula termostática, ocasionando perda indevida de água/fluido e conseqüentemente aumento de temperatura.
4 – Tampa do reservatório de água com problema, ocasionando perda de água e pressão do sistema.
5 – Mangueiras/abraçadeiras provocando vazamento de água/fluido e perda de pressão.
6 – Bomba d’ água com vazamento ou com problema, ocasionando falta de circulação da água/fluido e conseqüentemente aumento da temperatura.


Fonte
Postagem anterior 
Categories:

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
231 Comentários

231 comentários:

  1. Tenho um veiculo Corsa Joy 1.0 (gasolina), e através de vazamentos nas borrachas na colmeia pude verificar um aumento, significativo, de consumo de combustivel na cidade (algo em torno de 40% a mais), sendo que na rodovia o carro se manteve no seu consumo normal. Existe alguma co-relação nos dois casos com os vazamentos no radiador? Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá caro anônimo!
    Provavelmente seu carro esta com outro problema além do vazamento no radiador. Pois o que poderia acontecer é seu carro esquentar por falta d’água e não ter o consumo assim tão elevado.
    O mais correto é levá-lo o quanto antes a uma oficina para verificar estes problemas pois 40% de é um valor bem alto e não compensa andar com ele assim.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é luis, gostaria de saber qual a melhor agua para radiadores, pois uma vêz me disseram que a agua destilada ou a agua se minerais seria o ideal, pois não enferruja, isso procede no caso de não utilizar aditivos ?

    ResponderExcluir
  4. Bom você pode usar esta água sem problema, mas o ideal é usar o indicado pelo fabricante.
    Um abraço Luis,

    ResponderExcluir
  5. Tenho um Astra 95. O carro é muito bom! Mas, o sistema de arrefecimento dele está me dando muito trabalho. Ja troquei bomba d'água, todas mangueiras, radiador novo, termostática, abraçadeiras e sempre aparece um lugar vazando. Reforcei todas abraçadeiras e agora não vazou. Porém, quando o carro esfriou, duas mangueiras que saem do radiador ficaram comprimidas, parecendo "cara de peixe". O que deve estar acontecendo? Não estou usando aditivo, somente água normal.Isso pode ser o motivo dos vazamentos?

    ResponderExcluir
  6. Pois é Anônimo, realmente não sei te informar isto, pode ser por vários fatores. As mangueiras são originais? Já verificou se não tem nada entupido? Já verificou se não tem ar no sistema?
    Um abraço e obrigado pela visita,

    ResponderExcluir
  7. Meus amigos, estou com um problema muito sério em se tratando do sistema de arrefecimento. Vamos lá deixa eu explicar: O carro é um SW Ford Escort ano 2000, muito conservado. Apresentou um aquecimento além do normal, pois o ponteiro do mostrador, vai até ao final, ai eu desligo. Já foram trocados: Bomba d`´agua; válvula termostática; sensor de temperatura e mandei limpar o radiador. Recentemente verifiquei que o mesmo apresentou um vazamento, mas, usei um pó americano (selador). Mas o problema continua. Quando ligo, o ponteiro começa a subir e não passa do meio. Mas quando começo a andar e andar mais rápido, o ponteiro começa a subir e não para. Ai eu acelero em ponto porto, e o ponteiro começa a descer até ao meio. e não passa dai. Por favor poderiam me ajudar. Agradeço muito. Um feliz natal para todos.

    ResponderExcluir
  8. Olá Jorjão

    Essa é difícil em? Mas será que utilizando este selador para o vazamento não acabou selando também alguma passagem de água, fazendo com que ele só resfrie parte do motor?
    Sei lá é só uma suposição.

    Um abraço e obrigado pela visita e comentário e feliz natal,

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde ! tenho um vectra 2.2 16v que esta sem valvula termostatica, e as vezes quando estico algumas marchas dele vaza um pouco de agua pela tampa (tampa novissima original), e pra testar deixei ele ligado parado ate a ventoinha ligar e desligar por 3x e nada de vazar ou fazer barulho de ar na tampa, gostaria de saber o motivo do vazamento pela tampa somente quando se estica alguma marcha.
    obs. oleo do carter normal.

    ResponderExcluir
  10. Olá Anônimo
    Não entendi direito, seu carro esta sem a válvula termostárica?
    Bom mas quanto ao vazamento seria bom fazer um teste com uma outra tampa para ver se continua vazando, tampas nova também podem dar problema. Quando você estica as marchas também aumenta o trabalho da bomba e aumenta a pressão no radiador. Seu radiador ou motor pode estar com algumas partes entupidas fazendo com que a pressão na tampa sejam grandes. O certo seria levar em um especialista para uma melhor avaliação.

    Um abraço obrigado pela visita e desculpe a demora na resposta,

    ResponderExcluir
  11. boa noite,tenho um corsa 1.6 8 valvulas ano 2000 e sempre baixa agua, em media 500mls por semana,nâo possui nenhum vazamento visivel, pelo menos não consegui identificar nenhum, por favor poderiam me ajudar.

    ResponderExcluir
  12. Olá Anônimo!

    Realmente 1/5 Litro não é normal. O vazamento nem sempre esta visível, ele pode acontecer somente com o carro em movimento e vazar em cima do motor quente. O vazamento pode ser também nos selos do motor ou o que é muito pior a água ir para dentro do motor. Você percebeu algum aumento na água que sai no cano de descarga?

    Um abraço e obrigado pela visita,

    ResponderExcluir
  13. Meu chevvete quando ando em alta rotação aumenta e muito a temperatura, o que será???

    ResponderExcluir
  14. Olá Anônimo!

    Pode ser radiador entupido.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  15. tenho o projecto de fim de curso e fala do radiador de agua enta gostaria de ter a materia que fala do radiador de agua

    ResponderExcluir
  16. Olá Manuel
    Pode usar sem problemas.
    Um abraço e obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  17. Tenho uma Ecosport 2004 e essa semana ela passou a funcionar a segunda velocidade do ventilador e aumentou a temperatura em 1/4 do marcador além do que normalmente fica, que é no meio, fiz de tudo, limpei o radiador, faciei o cabeçote,troquei a junta, (nem o cabeçote e nem a junta tinham sinais de empeno ou queima) troquei a válvula termostática (Original com carcaça e tudo), colquie um aditivo da Radiex. Depois da montagem e extração do ar no sistema, tudo funcionou perfeitamente, a primeira velocidade entrou, a válvula termostátcia abriu, o ventilador desligou (esse processo foi feito 3 vezes), sai da oficina com o sistema funcionando normalmente, mas depois de andar alguns Kms, a segunda rotação do ventilador voltou a funcionar, a temperatura, aumentou em 1/4 novamente a válvula termostáticva não abriu(o mongote de cima fica frio e o de baixo fica quente), fazendo com que a pressão no sistema aumente bastente.
    O que poderá está acontecendo? Não sei mais o que fazer! Vocês podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  18. Boa Noite.

    Tenho um uno 90, a ventuinha estava funcionando perfeitamente mas de uns dias pra ca aumentou muito a temperatura do motor ligando a luz da temperatura, e a ventuinha nao estava ligando, porem verifiquei que a tampa da agua estava comum pequeno vazamento, se trocar a tampa o problema pode cessar?

    ResponderExcluir
  19. Olá Anonimo da Ecosport 2004

    Obrigado pela visita. Complicado a sua situação em? Não sei como te ajudar tudo que você fez é o que eu sugeriria. Mas verifique novamente a válvula.

    Desculpe não poder ajudar um abraço

    ResponderExcluir
  20. Olá Diego. Obrigado pela vista.

    Provavelmente só trocando a tampa não resolverá o seu problema, mas pode tentar.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  21. Rodrigo como faço para extrair o ar do sistema de arrefecimento do motor do golf 1.6 sr, pois troquei o radiador e preciso saber como extrair o ar da agua do motor do golf 1.6 sr

    ResponderExcluir
  22. Olá Léo

    Obrigado pela visita. Você deve verificar se não há nenhum vazamento retirar a tampa do radiador e ligar o carro na lenta e deixe ele ir aquecendo conforme ele aquece a água passa pelo sistema e as bolhas saem.

    Espero ter ajudado, um abraço,

    ResponderExcluir
  23. Tenho um Astra Gl 2000/2001. A temperatura do carro está subindo até a marcação vermelha e começa a borbulhar a água do reservatório. Coloquei aditivo 50%+ 50 % água e mesmo assim a temperatura continua subir, mas que mais devagar e só estabiliza quando ligo o ar quente. Ela volta ao normal. Não tem ar condicionado no carro.

    ResponderExcluir
  24. Olá Marcelo

    Obrigado pela visita e comentário. Você deve levar seu carro em um mecânico de confiança para verificar se a válvula termostática não esta com problemas ou talvez o radiador esta entupido. Você notou se os canos de cima tem temperaturas muito diferentes que os canos da parte de baixo?

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  25. a agua do meu carro começõu a ferver, a temperatura subiu e imediatamente procurei um mecânico. Ele usou o aparelho d pressão para verificar onde era o vazamento + não consegui localizar o local q estava vazando, até q ele disse q só poderia ser a tampa do local onde coloca agua. Me disse q em breve deveria limpar o radiador...Troquei a tampa mas o nivel dágua continua baixando muito. Fiz uma viagem d 100 Km, a temperatura se manteve normal + assim q estacionei o carro notei q q formou uma poça de agua no chão, na parte da frente... é arriscado eu apenas completar a água e viajar + 100 Km (d volta pra casa)ou é melhor eu já procurar um mecânico? Tem algum sinal visível pra detectar c é o radiador?
    Por favor me ajudem!!! não sei c arrisco voltar pra casa ou confiar num mecanico q não conheço!!!

    ResponderExcluir
  26. Olá Anônimo

    Pode ser arriscado sim, se for muita água, mesmo que você leve água para repor, pode acontecer algum imprevisto, pode começar a vazar mais água e você pegar um engarrafamento por exemplo. O correto seria você levar em uma oficina mesmo não conhecendo o mecânico você pode ficar junto e ver o que realmente onde esta o vazamento.

    Um abraço e boa sorte,

    ResponderExcluir
  27. ola gostaria de saber se sempre
    tenho que usar o fluido de arrefecimento ou posso so completar
    com agua.

    ResponderExcluir
  28. Olá Anônimo

    Você pode completar com água mesmo. Caso você queira completar com aditivo também não tem problema, mas geralmente o aditivo é colocado quando se troca toda a água do radiador.

    ResponderExcluir
  29. Ola tenho um astra 2006 com 75000 km antes de ligar o carro de manha ao abrir o capo percebo que tem agua parada entre o cabeçote e o bloco bem ao lado da junta de baixo da 1° vala da direita pra esquerda, o nivel da agua não baixa. o que poderia ser?

    ResponderExcluir
  30. Olá... eu tenho um Astra GL 2001 a gasolina ... e a temperatura do carro vai até 90º mais ou menos... é normal??????

    Obrigada
    Valéria

    ResponderExcluir
  31. Olá Valéria
    Geralmente o ponteiro fica no meio, vão um pouco para cima e depois voltam para o meio.

    Caso o seu carro fique sempre com a temperatura muito acima fazendo uma limpeza resolve o problema.

    Um abraço e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Tenho um Astra 2003 que está com problema de vazamento de água para dentro da cabine. Está formando uma poça no lado do carona. Quais são as possibilidades que causem isso?
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  33. Olá Rafael

    Pelo que você esta falando o problema esta na vedação do seu carro leve-o em uma funilaria para verificar este problema

    Um abraço espero ter ajudado,

    ResponderExcluir
  34. Sou proprietário de um Honda Civic LX 2000/2000. De uns tempos prá cá a situação está complicando. O carro vinha aquecendo e o levei ao mecânico, que desmontou a bomba de água e testou a válvula termostática e esta funcionou perfeitamente. O problema do aquecimento não foi descoberto, pois o carro só superaquece quando viajo, dentro da cidade não. Agora no carnaval, o sistema ferveu e muito e a água simplemente some. Detectei alguns furos na parte superior do radiador, e usei o velho durepox na situação emergencial. O mecânico está querendo abrir o cabeçote para troca da junta, mas não estou sentindo firmeza nele. Quando o sistema ferve a água do reservatório plástico chega a borbulhar. caso algém possa me ajudar por favor envie a resposta para o e-mail neypsampaio@oi.com.br.
    Agradeço a ajuda pois estão querendo que eu gaste mais de dois mil reias nesta brincadeira.

    ResponderExcluir
  35. alo companheiro, tem um gol que esta vazando agua nas tampinhas lateral do motor,e grave.

    ResponderExcluir
  36. Olá Ney

    Em seu lugar eu resolveria primeiro o problema com os furos no radiador e continuando o problema ai sim, caso continuasse a aquecer procuraria a outra causa. E outra coisa procure uma outra opinião em uma outra oficina.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  37. Pois é Anônimo

    Este é um problema no celo do motor geralmente quando começa a dar problema em um os outros também começam a incomodar.
    Mas o problema é que você pode ficar na mão caso o motor venha a esquentar.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  38. boa tarde. possuo um fiat stilo 2007, e ele está vazando água dentro do carro. oq poderia ser ?
    um abraço

    ResponderExcluir
  39. Olá Anonimo

    Com certeza o problema não esta no radiador. Muito provavelmente o problema é de vedação. O que você pode fazer para ver onde ocorre o vazamento é ir jogando água com uma mangueira e ver por onde ela esta entrando e só assim fazer a vedação.

    Um abraço espero ter ajudado e obrigado pela visita,

    ResponderExcluir
  40. ola meu carro é um fiesta 2006 e esta acedendo uma luz vermelha igual a um barco o que sera que esta acontecendo,me ajuda

    ResponderExcluir
  41. Olá Anônimo
    Esta luz em forma de “barco” significa problemas com o óleo pode ser falta de óleo, problemas com a bomba ou qualquer outro problema relacionado com óleo.
    Um abraço espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  42. Olá! Tenho um Gol MI97 e quando ligo o ar quente sai agua dentro do carro, na abertura que fica no meio do carro, do lado dos pés. O que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  43. Olá anônimo

    Provavelmente o radiador de ar quente do seu carro esta furado.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  44. Tenho um celta 02/03...
    Tem 2 dias que noite que o nível de aguá esta baixando.
    Completei o mesmo com aguá(isso de tarde tipo umas 14hrs)... no outro dia pela manham 7:30 fui olhar por curiosidade o mesmo estava baixo novamente ... estou sem aditivo estou pensando em fazer uma limpeza do sistema todo e colocar aditivo.... mas não vejo nenhum sinal de mangueira furada nem reservatório rachado nem liquido onde quer que eu pare ... estranho muito estranho !

    ResponderExcluir
  45. Ola Bruno
    Muitas vezes o vazamento fica em um local onde a água cai no motor e como ele esta quente a água evapora e quando ele esta frio não vaza pois esta sem pressão. O vazamento as vezes não esta na mangueira pode ser nos celos do motos ou até mesmo na junta.

    Um abraço e obrigado pela visita e comentário

    ResponderExcluir
  46. Ola eu tenho um VW Logus a um tempo a traz minha mangueira d'água estourou na estrada estava frio e o motor não estava tão aquecido depois disso pude notar que esta vazando água nas placas d'água e aumento da pressão no sistema de arrefecimento quando eu desligo o carro sempre alivio essa pressão pra não perder água que continua vazando nas placas d'água mesmo eu tendo trocado as 3 , o que pode ser essa pressão nas mangueiras eu já fiz o teste de ar no sistema pra ver se esta passando compressão do cabeçote mas não borbulha, não esta misturando água com óleo, não perdeu pressão no motor nem aumento de temperatura, ele apenas esta dando pressão nas mangueiras bem rápido 5 a 7 minutos andando com o carro e já da pra perceber o aumento dando pressão nas mangueiras, eu acho que pode ser a válvula termostática ou a bomba d'água você pode me dar uma ajuda

    ResponderExcluir
  47. Olá Victor Lopes

    Bem estranho este problema, pelo visto você já tentou todas as possibilidades. Mas como você mesmo disse pode ser a bomba d'água. Você chegou a verificar a termostática ela esta abrindo certinho?
    Uma outra duvida, a água sai pelo radiador? Ele não esta muito desgastada?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  48. Rodrigo, estive lendo seus comentarios a respeito de radiadores, Tenho uma duvida e gostaria se possivel voçe desse sua opinião :
    Comprei um Xsara Picasso 2003 2.0 16v a pouco tempo, Ví que o reservatorio de agua está com o encaixe quebrado e a mangueira do radiador encaixe pouco nele, ví tambem que tem marcas de ferrugem externamente perto da mangueira dando a supor que tem vazamento alí quando o carro esta quente embora não veja, só sinto pois toda semana completo 700 ml de agua no reservatorio, Comprei um reservatorio novo e vou coloca-lo para sanar este problema, minha duvida é a seguinte: A agua do radiador está com muita ferrugem, me aconselharam a fazer a limpeza do mesmo com aditivos em uma oficina que cobrou-me R$ 65,00 já com os aditivos, disseram - me que iriam drenar através de uma máquina toda a agua suja, depois colocariam um aditivo para que eu rodasse em média 200 km, depois eles drenariam novamente e colocaria o fluido para radiador. PERGUNTA = Meu radiador pareçe que tem muitos anos que não reçebe nenhum tipo de aditivo devido a agua bastante enferrujada. Fazendo este processo será que não vai causar entupimento nas colmeias do radiador e elevar a temperatura alem do normal ? Embora o radiador esteja funcionando perfeitamente, um amigo disse-me que seria melhor tirar o radiador fora e fazer um varetamento para não ficar residuos, então fico com uma duvida danada e o pior é super aquecer o carro e acabar fundindo o motor

    ResponderExcluir
  49. Olá Oliver

    Se você puder retirar o radiador e fazer uma limpeza geral o desentupindo, melhor. Mas se não tiver conduções no momento só a limpeza também ajuda.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  50. Olá Rodrigo,
    vi suas respostas aos comentários aqui postados e resolvi tirar uma grande dúvida contigo.
    Tenho uma Tracker 2007, gasolina, que nunca foi levada à trilhas ou passeios off-road.
    Bom, com quase 3 anos de uso o radiador apareceu com um vazamento, foi preciso isolar uma seção e soldá-la. Com isso passei a não usar aditivo. Mas com cerca de 10 meses depois, o vazamento reapareceu em outro lugar. Por ficar receosa em reaparecer o problema resolvi comprar um novo radiador e uma válvula termostática na própria crevrolet, os quais foram trocados por um mecânico de confiança. A partir daí voltei a usar o aditivo. Acontece que ontem (06/08/11), exatos 3 meses depois da troca do radiador, ele voltou a vazar, dessa vez embaixo e em poucas horas, não havia mais água no reservatório. Amanhã irei à Chevrolet para solicitar um novo, até porque ainda está na garantia, mas fico preocupada com a situação pois o carro tem apenas 4 anos de uso e já apresentou 3 problemas de vazamento. Será que pode haver uma única causa para os vazamentos? O carro pode estar bichado? Agradeceria por uma resposta, pois estou muito aflita com o problema.
    Um abaço.
    Sandra Rodrigues.

    ResponderExcluir
  51. Olá Sandra

    Muito provavelmente você não terá mais problema, foi só azar mesmo de ter pego um radiador com problemas. Visto que você rodou com o carro por 4 anos sem ter problemas com o radiador e só agora começou a dar problemas.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  52. Olá Rodrigo ... Tenho um corsa esquentado a minha cabeça ... ele esta passando oléo pra agua ... já troquei a junta do cabeçote pafusos do cabecote já foi feita a retifica do cabeçote e foi plainado ... pedi na retifica para verificar se poderia haver alguma rachadura... falaram que nos veio de oleo do cabecote do corsa as paredes sao muito grossa e que nunca aconteceu de aparecer um rachado por lá......sera que alguem já passou por isso

    ResponderExcluir
  53. Olá, Rodrigo


    Meu Fiesta 1.0 2005, com 200 mil km, está baixando o nível da água e aquecendo 1 vez por semana.
    Sou o 2º dono deste carro, peguei no ano passado, já com 190 mil km. O antigo dono é um amigo que cuidava bem do carro.
    Durante 10 meses o motor não me deu problema, mas agora está "esquentadinho".
    O que será?

    ResponderExcluir
  54. Olá Gustavo Egito
    Você deve verificar onde esta o vazamento e se o radiador não esta estupido.

    Um abraço e obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  55. Bo tarde, tenho um palio weekend 99 16v 1.6, a tampa do reservatório está vazando toda água, um mecânico disse que precisa trocar a bomba d'agua e a cebolinha, outro mecânico disse que o problema ocorreu por queima da junta do cabeçote e que o laudo anterior não procede. Em quem posso confiar? obrigado

    ResponderExcluir
  56. Olá Anônimo

    Deixa eu ver se entendi direito. Seu carro vaza porque aquece, é isso?

    Pela forma como você falou da a impressão de que o primeiro mecânico esteja certo, ou seja, o prolema pode ser na válvula termostática.

    Um abraço espero ter ajudado e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  57. BOas tardes.
    Tenho um corsa cdti 2006 que me ta a dar dores de cabeça. Ultimamente tenho que andar a repor a agua do motor de semana a semana..isto porque de vez em quando a temperatura ultrapassa os 100 e quando vou ver o deposito da agua está seca.
    Que faço?? e como se limpa o radiador?

    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  58. ola...tenho um passat 77 eo consumo dele e pra la de alto 4km/litro...
    pode ser problema com o tremostato?e quanto ele esquenta nao da nem partida parece que nem tem arranque...o q pode ser?

    ResponderExcluir
  59. Bom dia amigo, tenho um vectra 2000, 2.2 8 valvulas, e ontem andei com ele sem a tampa do reservatório de água, não sei como perdi. Obviamente secou a agua e ele superaqueceu, chegando em casa a unica coisa q percebi foi um cheiro forte de borracha queimada e um pouco de oleo em cima do protetor de carter(peq. vazamento). O que pode ter acontecido? Vou levar o carro em uma oficina mas queria uma idéia do q pode ter acontecido antes. Muito obrigado e parabéns pelo BLOG.

    ResponderExcluir
  60. Olá Anônimo

    Pois é, o que pode acontecer é ter queimado a junta e empenado o cabeçote, ai só retificando.

    Um abraço e obrigado pela vista.

    ResponderExcluir
  61. Olá tenho um gol 1.0 16v e de uns tempos para cá ele vem apresentando uma pressão um pouco a mais do que o normal do sistema de arrefecimento,troquei a tampa do reservatorio mais nada adiantou, retirei a valvula termostatica e nada adiantou, poderia ser um problema de intupimento nas varetas do radiador? a temperatura do veiculo continua normal chegando aos 90º e acionando a ventoia normal...quando foi que percebi essa pressão fora do normal? quando eu peguei um estrada e percebi o aumento na temperatura e logo parei e vi que as mangueiras estavam inchadas, de lá para cá venho vendo constantemente se agua esta no nivel e percebo uma pressão mesmo com o motor em temperatura baixa quando abro a tampa.
    o que poderia ser?

    ResponderExcluir
  62. Olá Auto Giro

    O problema pode sim ser entupimento nas varetas do radiador. Inclusive já tive um gol com este mesmo problema o que fiz foi desmontar o radiador e limpar vareta por vareta, depois disto ele voltou ao normal.

    Um abraço e obrigado pela visita e comentário,

    ResponderExcluir
  63. Amigo, tenho um gol g2 98 que estava aquecendo e o mecanico falou que ele estava com ar no sistema de arrefecimento onde a agua não conseguia circular no sistema. Gostaria de saber como o ar entra no sistema? Obg

    ResponderExcluir
  64. Olá anônimo

    Uma das formas e a mangueira soltado por algum motivo e colocando ela no lugar novamente.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  65. Amigo, vi que vc deu idéias mt boas aqui... Tenho um Gol cli 1.6 AP, peguei o carro a 1 mes mais ou menos... Venho notando que toda semana completo mais ou menos 1 dedo no radiador, fiz uma limpeza no sistema, coloquei aditivo e continua assim, o que pode ser? Não vejo vazamento algum, nao cria poça, não está misturando com o oleo e nem entrando pelo ar quente! Mangueiras são todas novas, troquei tem 2 semanas... :/

    ResponderExcluir
  66. Olá Anonimo

    O vazamento pode ser em um celo na parte de traz do motor e provavelmente só esta vazando quando o motor esquenta, dai a água evapora e você acaba não vendo onde esta o problema.

    Um abraço e obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  67. Bom dia. Estou com problema de vazamento de agua na galaxy gasolina de 1996. Passo a explicar: O ponteiro da temperatura nao sobe (mesmo em quente) e a ventoinha dispara. Entretanto quando ligava a sofagem o vidro embaciava e cheira mal (tipo borracha camara-de-ar) e sai-a muita agua do tubo de condensaçao do a/c . Chantei os tubos da sofagem a agua nao desaparece e o ponteiro esta igual. (mesmo com valvula e sensor novos). Estara a fuga no radiador da sofagem?? e sai pelo tubo de condensaçao??? tendo o interior do seco!!! Ja nao sei que fazer. Agradeço ajuda.

    ResponderExcluir
  68. Olá Anônimo

    Realmente o problema deve ser no sistema de ar.


    Um abraço

    ResponderExcluir
  69. Olá Rodrigo

    Tenho um escort 1.8 zetec 16v, começou do nada a vazar água (em 5 minutos tem uma poça no chão). Olhando o motor parece que é na bomba de água (esta vazando na correia poli-v). Mas eu precizava rodar com ele até uma oficina aproximadamente por 1 hora. Será que é possivel adicionar alguma coisa para vedar o vazamento? Tipo, pensei em outra coisa liquida (por exemplo o óleo do motor 15w40...)

    ResponderExcluir
  70. Olá Alemão Marcio

    Não somente água.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  71. Bom dia,

    Gostaria de saber efetivamente qual tipo de água pode ser adicionada ao radiador e qual o tipo de água ideal (comum de torneira ou destilada/desmineralizada/deionizada?). É verdade que a água desineralizada não é indicada para adicionar ao radiador, pois é altamente corrosiva? Obrigado. Oliveira.

    ResponderExcluir
  72. Olá Oliveira

    Você pode usar água da torneira mesmo.

    Um abraço e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  73. tenho um pálio e estou observando que está esquentando muito a água do reservatório e abaixa muito rápido e quando esfria um pouco eu abro e a agua ferve pra caramba ai ela sobe borbulhando que será? grato se for atendido.
    Clésio. Fpolis.

    ResponderExcluir
  74. Olá Clésio

    Você pode me explicar melhor? Sobe o ponteiro da temperatura até onde? Ou não esta se movendo e mesmo assim ferve?

    ResponderExcluir
  75. tenho um golf generation 2003 1.6 ligo ele rapidamente temepratura ja vai pa 90 ando um pouco as veses passa pra uns 110 isso é normal o q pode ser ?

    ResponderExcluir
  76. Olá Anônimo

    Até a metade do marcador ou um pouco acima é considerado normal, o que não pode acontecer é o marcador chegar ma marcação em vermelho.
    Nestes casos uma boa limpeza resolve a maioria dos casos.

    Um abraço e obrigado pela visita e comentário,

    ResponderExcluir
  77. eu acho que pus agua a mais no radiador tem algum problema?

    ResponderExcluir
  78. Olá Anônimo

    Tem uma marcação onde mostra a quantidade máxima de água que pode ser colocada, caso tenha passado esta marcação, o melhor e retirar um pouco de água.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  79. eu retirei agua mas o carro ainda nao pega, será da bateria?ou falta de gasolina?

    ResponderExcluir
  80. Olá Anônimo

    Água muita ou pouca água, não influencia no arranque de seu carro, o problema pode ser na bateria, no arranque, na gasolina, nas velas, etc...

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  81. ola golf 1.6 ta facilmente xegando aso 90 e facilmente quando anada pega uma fila passa dos 90 e tambem baixando agua pouco mais baixa o q sera ? cabecote ?

    ResponderExcluir
  82. Olá Anonimo

    90 graus pode ser considerado um temperatura normal, e é normal também baixar um pouco a água,

    ResponderExcluir
  83. Olá Rodrigo
    Tenho um peugeot 307 1.6 16v,substituí recentemente água por aditivo, e agora sempre que ligo o carro todo o nível do reservatório baixa e quando desligo o carro o nivel sobe novamente, e tenho visto alguns vazamentos, sabe me dizer o que pode ser?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  84. Olá Anônimo
    Se seu carro antes só usava água é provável que existisse ferrugem, e o que acontece quando se coloca aditivo é que ele vai retirar a ferrugem e com isso pode aparecer vazamentos nos selos do motor. Provavelmente este seja o problema com seu carro.

    Um abraço e obrigado pelo comentário e visita,

    ResponderExcluir
  85. tenho um gol 1000 ano 94/95 gasolina ele está baixando agua do radiador e não vejo o vazamento, e está jogando oleo no filtro de ar. o que sera?

    ResponderExcluir
  86. Olá Edcarlos

    O problema pode ser na junta, você verificou o óleo como esta se não esta com água? Mas o problema pode também ser outro pode estar vazando em uma mangueira ou em um selo do motor e a água evapora quando cai no motor.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  87. Olá Rodrigo,

    Tenho um Gol GIII/01 que trabalha normalmente a uma temperatura de 90ºC, mas quando ligo o ar condicionado em movimento com alta rotação do motor a temperatura começa a aumentar, e quando eu desligo o ar ela retorna ao normal. Se o ar não estiver ligado, a temperatura não sai dos 90ºC. Será que vc pode me ajudar??

    Desde já grato.

    ResponderExcluir
  88. Srs. Tenho um Ford Focus 2004 Sedan com problemas de superaquecimento, já troquei a Bomba d'agua, tirei e recoloquei a Válvula termostática, também foi feito retífica no cabeçote pois estava empenado, o Cebolão funciona perfeitamente pois aciona os dois estágios da ventuinha, o radiador também foi retirado lavado e Varetado ,porém a temperatura continua subindo; o que notei de diferente é que o mangote e a parte de baixo do radiador não esquentam como o restante do sistema pois com o "carro fervendo" estas partes continuam frias ! o que fazer ?
    grato,
    João de Paula

    ResponderExcluir
  89. Olá Leandro

    Provavelmente uma limpeza já resolva seu problema.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  90. Olá João de Paula

    Realmente você já fez todo que poderia ser feito, mas peça para seu mecânico fazer um teste nesta Válvula, e ver se não tem realmente nada entupido, já que tem mangueiras que estão frias.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  91. estava dirigindo normalmente de repente o motor aqueceu e jogou oleo pelo filtro de ar, quando olhei o radiador tbm estava bem abixo do nível. o q aconteceu?

    ResponderExcluir
  92. tenho um golf 01 ele esta misturando algum oleo no deposito da agua quando parado vasa no chao aquela mistura,mas nao mostra aquecimento pelo ponteiro esta normal mas fica apitando o sinal e no mais o motor se mostra otimo mas o ar cond nao esta func + k sera k e?

    ResponderExcluir
  93. Olá Juares

    Seu problema provavelmente é na junta do cabeçote, leve sei carro o mais rápido possível em um mecânico para verificar isto.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  94. Olá Antonio

    Seu problema provavelmente é o mesmo do nosso amigo Juares, em um comentário logo abaixo ao seu.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  95. Boa Tarde Rodrigo,

    Sabe me dizer uma média de preço para limpeza do sistema de arrefecimento e troca do fluido? Tenho um 206 automático ano 2008 e estão querendo me cobrar R$ 200,000 mas não tenho idéia se o preço é justo.

    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  96. Olá Anônimo

    Isso depende muito da região que você esta, se for para desmontar e limpar todos os canais do radiador o preço esta bom, mas se for apenas para tocar a água e colocar o fluido esta meio salgado.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  97. Tem algum problema se eu tirar o reservatório do lugar limpar ele e depois coloca aditivo e agua meio a meio como já verifiquei essa informação de proporção, no caso apenas o reservatório sem o radiador, claro com o carro frio.

    Esse processo já irá fazer uma boa limpeza no motor?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  98. Ola Anderson

    Não tem problema, a única coisa que você tem que verificar é se seu carro não esta a muito tempo sem usar aditivo, pois quando ele começar a fazer efeito seu carro pode apresentar algum vazamento.
    E não esqueça de tirar todo ar do sistema.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  99. Como que tira o ar do sistema mesmo?

    Obrigado Rodrigo

    Valeu

    ResponderExcluir
  100. Olá Amigo,
    Tenho um celta flex 2007, o mesmo estava normal de agua no reservatorio, um dia andando na cidade obsevei que estava sentindo um cheiro forte tipo oleo queimado algo assim,voltando para casa observei q a temperatura estava subindo rapdamente quase chegou a marca vermelha, parei em casa dei uma olhada no reservatorio e verifiquei q nao tinha mais agua secou tudo, completei no nivel normal mas ai é q vem o problema agora q faço o mesmo percurso diario quando retorno para casa e o nivel fica sempre a abaixo do minimo ja é a 3º vez e nao há vazamentos pq ja olhei, se for a junta q queimou com odescobrir...abraçosss

    ResponderExcluir
  101. Olá Anônimo

    Você deixa o motor ligado e sem a tampa do reservatório de água, caso borbulhe e apresente óleo na água a junta esta com problema, mas a água também pode estar saindo pela admissão. O mais correto é levar seu carro em uma oficina para verificar o problema.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  102. Caro amigos...Tenho um honda civic 01 sendo q o mesmo ferve só quando viajo...elguem pode me ajudar??

    ResponderExcluir
  103. Olá Anônimo
    Pode ser só sujeira.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  104. Olá!
    Hoje de manhã fiquei preocupada: tenho um Scort L carburado 94 original àlcool. Sempre deixo ligado uns minutinhos antes de sair. Ao tirar da garagem, vi que o ponteiro da temperatura passava da metade, quase chegando no vermelho. Arrisquei sair com o carro, e andando o ponteiro baixou bastante e pude chegar normalmente ao trabalho. Gostaria da sua orientação. Obrigada! Paula

    ResponderExcluir
  105. olá, estou com um problema serissimo, o meu carro, corsa 1.6 - 97, queimou a junta do cabeçote duas vezes em menos de um ano, aparecendo uma borra na tampa do óleo do motor, borra esbranquiçada. já troquei até o cabeçote. mas o problema persiste e os mecanicos não estao conseguindo achar o defeito. acontece assim: na primeira vez que eu esquento o carro, aparece um borra finissima na tampa do óleo, se eu trafegar na cidade a agua continua no mesmo nível, mas se eu pegar a estrada o nivel da agua baixa considerávelmente. alguem pode ajudar????
    abços!!!

    ResponderExcluir
  106. Oi amigo. Tenho uma Toyota Hilux 92 a diesel. Derepente, um pouco depois de ligar o ar condicionado, o motor aquece muito, ferve a agua, e o vapor começa a sair pela mangueira do reservatorio e tbem pela tampa. Eu nao uso aditivo, mandei limpar o radiador, e troquei a tampa por duas vezes. A minha esposa saiu ontem e ligou o ar condicionado, o motor super aqueceu e perdeu toda a agua. O que me acaba de acontecer é que o radiador abriu por cima e tbem começou a perder agua outra vez pela tampa e ate apagou o motor por duas vezes mesmo com a temperatura esta normal. O problema piora porque nas oficias onde levei, nao conseguem solucionar meu problema. Sera que voce pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  107. Olá Paula

    Você já verificou o nível de água no reservatório do radiador? Pois se estiver abaixo pode acontecer o que você relatou,

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  108. Olá Ediberto

    Bem estranho seu caso, você já verificou se a ventuinha esta funcionando corretamente, o termostato como esta?

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  109. Olá,

    Bom dia,

    Tenho um C3 (1.4) a gasolina e GNV. Estou com um problema de temperatura elevada. Pela manhã, funciona normalmente, até que a partir de um período rodando (30/40 KM), a temperatura sobe repentinamente até o máximo. Tem agua e a ventoinha aciona. Ontem percebi que a ventoinha aciona, mas não desarma - só ao desligar o veículo.

    Alguem pode ajudar ??? Algum palpite sobre o que pode ser ???

    Desde já, agradeço,

    Luiz

    ResponderExcluir
  110. Olá Luiz

    Você deve levar seu carro em uma oficina para verificar se a água do sistema esta cirulando direito, ver se não tem nada entupido, se o termostato esta funcionando ou se o problema não esta na bomba d’agua.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  111. RODRIGO, EU SOU O EVANDRO DEIXE UM PERGUNTA PRA VC SOBRE O MEU CORSA, VC NÃO TEM ALGUMA SUGESTÃO, É MUITO CURIOSO O MEU PROBLEMA, A AGUA SÓ ABAIXA AGORA EM ALTA ROTAÇÃO....
    ABÇOS

    ResponderExcluir
  112. Olá Evandro

    Seu caso é muito estranho, pois aparentemente você já levou ele em muitos mecânicos que não encontraram o problema. Não respondi antes pois estava esperando que alguém que tivesse o mesmo problema que o seu respondesse.

    O que aparenta ser é que o cabeçote esta empenado e quando aquecido deixa passar óleo para água. Uma pergunta a temperatura quando você pega a estrada sobe muito?

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  113. olá rodrigo, obrigado por me atender. quanto a sua pergunta, qdo pego a estrada a temperatura fica em 90º a 92º graus mais ou menos, o que é considerado normal. agora na cidade ele tb se comporta normalmente com acionamento das ventunhias e tudo o que diz à normalidade.mas, o que realmente me deixa intrigado é a pequena borra que se forma na primeira vez que o esquento pela manhã, e o abaixamento da água qdo pego a estrada. um mecanico me disse que pode ter uma trinca no bloco do motor vc concorda?
    abços
    evandro

    ResponderExcluir
  114. ola. tenho um gol 16v que esta baixando a agua muito rapido.quando fui viajar ele fervel a agua do radiador então parei o carro, e estava com muita preçao saindo um barulho pela tampa do radiador e deixei ele parado quando fui ver tinha secado toda agua. oque esta acontecendo vc pode me ajudar. muito obrigado.

    ResponderExcluir
  115. Olá Rodrigo! Escrevi para você dia 14/02, sobre o Escort que estava acusando aquecimento. Levei ao mecânico, que trocou a vávula termostática e carcaça. Pois bem, o carro continuou aquecendo, hoje retornei lá e estava misturando água com óleo do motor, e ele disse que as juntas estão queimadas, e talvez precise soldar, o que pode dobrar o valor do conserto, chegando a uns 800,00. Na sua opinião, a válvula termostática precisaria ter sido trocada? Naquela ocasião já poderia estar com junta queimada? Obrigada novamente. Paula

    ResponderExcluir
  116. ola meu nome é Marcelo tenho 1 gol 1.0 16v 2000 meu carro ta aquecendo muito, ja mandei revisar a parte eletrica, ja trocou bomba d´agua,valvula termostatica e radiador não baixa agua e continua aquecendo muito o que pode ser ...

    ResponderExcluir
  117. Olá Evandro

    Na situação da borra na água, pode sim ter trinca no motor.

    ResponderExcluir
  118. Ola Aramaicon Fernandes

    Seu carro provavelmente tem um vazamento, veja os cometários e respostas anteriores para saber se não se enquadra em uma delas.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  119. Olá Paula

    A válvula com problema pode ter causado a queima da junta. Mas não seria trocar a junta ao invés de soldar?

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  120. Olá Marcelo

    Já verificou também o funcionamento da ventuinha, se o radiador esta limpo funcionado direitinho ou se não tem nada entupido. Tudo isto pode estar aquecendo seu carro.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  121. Ola, meu nome é Maciel tenho uma ecoesport 2.0 16v 2004, quando estou com ar condicionado ligado depois de algum tempo a ventoinha de refrigeração não liga gerando um aquecimento da agua, já troquei a valvula termostática eo problema continua, não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  122. Olá Maciel

    Você colocou o termostato original? Testou antes para ver se estava funcionando direito?

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  123. Ola Rodrigo!
    Tenho Picasso e o mesmo esta com vazamento na bomba da agua. Minha duvida é. Precisa trocar a bomba da agua, ou tem como trocar só a junta que veda esse tal vazamento. Sou leigo nisso. Pq até entao a bomba esta trabalhando normal e o vazameto é bem pouco. Obrigado pela sua ajuda.

    ResponderExcluir
  124. olá, tenho um C3 1.4 2006 e estou com um problema de aquecimento decorrente de um vazamento da agua do reservatorio dentro do carro,só vaza com o carro em movimento, a ventoinha arma e a temperatura sobe;um amigo me disse que pode ser a valvula do ar quente.

    ResponderExcluir
  125. Olá Anônimo dono do Picasso

    Geralmente é trocada a bomba inteira, não conheço a bomba do Picasso então não sei te dizer se tem reparo para ela.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  126. Olá Anônimo

    Provavelmente sei amigo esteja certo, quando vaza água para dentro do veiculo geralmente o problema é no ar quente.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  127. Bom Dia! Meu nome é Rafael, tenho um gol 2001/2002, esse carro tem um problema que apareceu depois de uma viagem, o nivel da água derrepente ficou muito baixo, completei o novel dele e segui viagem, mas na metade do caminho, volto a ficar beixo novamente, baixo quero dizer com o reservatório quase vazio, aparentimente não possui nenhum vazamento visivel, mas percebi que depois dessa viagem apareceram manchas por cima do motor, talvez provocados pela evaporação da água, mas não tenho certeza, por favor poderiam me ajudar.

    ResponderExcluir
  128. Olá Rafael

    Seu carro muito provavelmente tem um vazamento, resta saber onde fica. Você deve levar em uma oficina para que seja feito esta verificação e resolução do problema

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  129. Oi,Rafa passei aqui p/ fazer uma pesquiza sobre radiador e derepente me deparei aqui aonde vejo q vc é uma pessoa especial pelos motoristas,gostei das dicas e por isso deixo minha dúvida aqui e espero ser exclarecida. Tenho o Novo Uno/2011,como adquirir em janeiro do ano citado nunca coloquei aditivo no radiador, a primeira vez foi colocado água ainda na concessionária e a segunda foi em um posto de combustivel,em setembro q pedir p/o frentista dar uma olhada p/ mim e ele colocou água,o procedimento dele foi feito c/ o carro ligado. Seria desta forma ou ñ? Já é hora de colocar um aditivo? Já dei uma olhadinha e vir q já esta nescessitando de um liquido. Tenho muito medo de problemas futuros.

    ResponderExcluir
  130. Olá Rosiane

    Que bom que você gostou do blog Carburado. Bom quanto a seu carro você já deve colocar aditivo, caso ainda não tenha, isto ira evitar problemas futuros. Leve seu carro em um concessionária ou uma oficina de sua confiança e peça para colocarem aditivo, mas tenha cuidado cada carro tem uma quantidade certa de aditivo a ser colocada, na oficina eles tem um aparelho que mede a quantidade de aditivo que seu carro tem e quanto deve ser colocado.

    Outra coisa, a água deve ser completada com o carro “desligado”.

    Um abraço e obrigado pela visita,

    ResponderExcluir
  131. ola rodrigo bom dia tenho um honda accord 93 que aqueçe em cima e frio em baixo quando ligo ele a temperatura sobe no meio rapidamente e liga aventuinha eu tirei valvula termostatica para fazer um teste continua na mesma pode se ar no sistema?

    ResponderExcluir
  132. Olá Anônimo

    Pode ser ar ou também pode esta entupido.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  133. Olá, tenho um gol power 1.0 16v, o sistema de arrefecimento, quase todo dia fica abaixo do nível, gostaria de saber o motivo?

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  134. Olá Carlos

    É normal baixar um pouco o nível, mas precisar completar todos os dias já não é normal. O que provavelmente esta acontecendo é que seu carro não tem um vazamento aparente, mas com certeza tem um vazamento.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  135. Caro Amigo, tenho um gol bola G-3 ano 1999, motor ap 1.6MI, ele apresentou um aquecimento em Novembro 2011, tirei e mandei facear o cabeçote, troquei os retentores de valvulas, troquei também a bomba d'agua, valvula termostática, reservatório de agua e sua tampa, isolei o ar-quente com um brucutú, troquei as correias, cebolinhas e sensor de temperatura da injeção, porem, depois de montado, ele funciona bem até a ventoinha ser acionada, depois da terceiro ou quarto acionamento o ponteiro da temperatura começa a subir, ele se mexe e sobe e vai até a 90°C nunca acende a luz que seria em trono de 100 a 110°C. O seria que causa esse movimento do ponteiro, uma vez que o carro não fica aquecido, pois as mangueiras sempre ficam maleaveis(mole)

    ResponderExcluir
  136. Olá Anônimo

    Você deve levar em uma oficina para ver se o que mostra no marcador de temperatura é realmente a temperatura que o motor tem.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  137. Oi Rodrigo obrigada pela dica q vc deixou p/ o meu comtentário sobre o aditivo q imaginava q estava precisando colocar, enfim fui a concessionária e pedir p/ a pessoa responsável pelo setor olhar p/mim e ele obsservou e viu q o liquido q nele se encontra ainda esta de cor escura e apenas deveria completar c/ água e sim colocar aditivos na revisão de 15000km.Iai posso relachar agora?

    ResponderExcluir
  138. Olá Rosiane

    Pode relaxar.

    Um abraço e obrigado pelas visitas,

    ResponderExcluir
  139. olá rodrigo!tenho um 307 a temperatura chega ao vermelho e aprece stop e apita a ventoinha funciona o que pode ser sensor de temperatura posso usar o carro assim mesmo?abraço!

    ResponderExcluir
  140. PARABENS PELO BLOG,

    RODRIGO TENHO UM UNO2005
    ELE SUPERAKECEU HOJE,
    DEIXEI ESFRIAR E COMPLETEI COM AGUA, POREM ELE NAO FUNCIONA
    ELE FIK dando sinal de que vai funcionar e nada.

    o que pode ter acontecido?
    obrigado

    ResponderExcluir
  141. caro amigo tenho um suzuky gran vitara 2.0 diesel 8 valvulas ano 02/ 03 comprei a tres meses notei gue o radiador estava com cola em dois pontos e pouco vasamento entao resolvi trocalo por um novo original lavei todo o sistema com red clen rodei uma semana lavei todo sistema duas veses cologuei redcool comecei entao anotar manchas respingos esbranguicados sobre as mangueiras achei poderia ser tampa reservatorio subistitui outra te nova original o pobema cotinu0u troguei valvula termostatia continua jogando para fora pelo respiro da tampa cuando ando en alta acima 2500 rpm o motor nao aguece liga ventoinha normalmente acima do meio notei tambem gue se eu colocar o Fluido no maximo joga para fora todo fluido ate abaixo do minimo pencei em junta cabecote ou tampao vedacao do bloco nao passa agua para o oleo nen suja o reservatorio de agua gual e a sua opiniao abacos paulo petropolis rj

    ResponderExcluir
  142. Olá Anônimo do 307

    Não pode andar assim não leve seu carro assim que possível em uma oficina de sua confiança para olhar que não tem nada entupido ou fora do lugar.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  143. Olá Anônimo do Uno 2005

    Seu carro pode ter queimado as juntas com o super aquecimento.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  144. Olá Paulo

    Não entendi direito qual o problema de seu carro. Mas como você colocou aditivo e antes não usava. O que pode estar acontecendo é que ele esta tirando todo a sujeira do motor e ai começa a vazar mesmo.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  145. Referente ao comentário "A nonimo 1 de março de 2012 14:21"

    Descobrí o defeito, era o fio da 'cebolinha da temperatura da água que eu emendei, ele estava com um valor de resistência muito baixa devido a uma emenda manual que fiz, daí então, ele enviava 8V para o painel de medição, quando na verdade devia ser apenas 5V. por isso a leitura sempre colm um ponto acima do normal no mostrador, apesar do carro estar com o motor na temperatura ideal de trabalho.

    ResponderExcluir
  146. Olá Anônimo do Gol bola G-3 com problema no marcador de temperatura

    Muito obrigado pelo retorno de seu problema, o blog Carburado ganha muito com este tipo de retorno.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  147. Olá tenho um gol g3, derrepente vazou toda agua do reservatorio. Adicionei agua e vi que começou a cair no chao, pensei em mangueira furada, radiador, mas quando olhei em baixo, depois da bomba dagua tem um orificio (buraco) perto da polia (antes dela), por onde ela ta saindo; O que pode ser? Bomba dágua?

    ResponderExcluir
  148. Bom dia ! Estou com o seguinte problema : Tenho uma Parati G3 2004 TB e ela fica com a temperatura em 90 graus quando ando com até mais ou menos 70 km/h, mas quando pego subida ou estou em velocidade alta, a temperatura sobe ate 120 graus. O que pode ser ? Obrigado.

    ResponderExcluir
  149. Olá Anônimo

    Pode ser bomba dágua, mas pode escorrer a água da mangueira até a bomba.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  150. Olá Rogério

    O problema pode ser sujeira no sistema.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  151. ola boa noite.. Meu caro demora aquecer, entretanto depois de um bom bocado a temperatura sobe, a ventoinha dispara e sai agua pelo respiro.. qual podera ser a causa obrigado

    ResponderExcluir
  152. Olá Amigo! tenho oficina e peguei esta semana um citroen picasso 2.0 16 v com calço hidraulico. pude verificar que a causa foi a agua que veio de um tubo de agua que sai do cabeçote e entra na admissão. como funciona esse sistema? posso eliminar esse tubo, pelo que entendi seria para pre aquecimento da camara? o mesmo nao tem retorno. desde ja sou grato

    ResponderExcluir
  153. Ola Anônimo

    Seu carro pode estar com o sistema sujo ou mesmo entupido por isso sobe a temperatura.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  154. Olá Carlos
    Infelizmente não tenho como te ajudar, não conheço este sistema.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  155. Boas, venho por este meio pedir ajuda, tenho uma carrinha vw passat 130 cv de 2001, TDI, motor AWX, acontece que quando está em esforço acima das 2.500 rotações, sai liquido de refrigeração pelo depósito (esgoto), já mudei tampão do depósito e substituição do mesmo, o motor não aquece enquanto tem liquido, nota-se que existe infiltração de ar no sistema de refrigeração, falta saber a origem, será de fissura da cabeça do motor (colassa) ou será do bloco do motor? agradecia opinião viável. Obrigado José

    ResponderExcluir
  156. Olá José

    Existe uma maquina que injeta um espécie de fumaça no motor fazendo com que se saiba onde esta o problema. Creio que esta seria a forma mais rápida para saber onde se encontra o vazamento.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  157. tenho um gol 87 ele ferveu,mas o oleo nao esta misturado,normal,Estava com poblema no radiador fiz a parte de baixo,andei 50 km e a agua do reservatorio sumio.estava testandoquando a mangueira do radiador quebrou.ONde pode estar o poblema na valvula termostastica ou junta de cabeçote????? ele falha tbm e na segunda nao tem arranque me responda ppor favor

    ResponderExcluir
  158. ola eo giovani eu tenho um honda civi 2007 exs 1.8 mas a valvula termostatica esta desconectada e a ventuinha nao esta disparando e a temperatura vai no maximo

    ResponderExcluir
  159. olá amigo , o meu problema é o seguinte: tenho um fiesta 2003 e olhando o reservatorio de agua notei q tem um pouco de oleo. o carro ñ está aquecendo , so tem um vasamento pela cebola. como rsolvo esse problema do oleo na agua. grato , espero resposta

    ResponderExcluir
  160. Olá Anônimo gol 87

    Parece que o problema é na junta do cabeçote.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  161. Olá Govani

    Porque a válvula esta desligada? Assim seu carro não “sabe” quando deve ser acionada.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  162. Olá Anônimo do fiesta 2003

    Além do vazamento pela cebola, que pode ser resolvido trocando, seu carro esta deixando o óleo passar para a água.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  163. tenho um gol g4 2008, sempre que saiu com o ar ligado quando retorno que paro ele fica gotejando no chão em baixo do motor, isso é normal? é por conta do ar mesmo ou será algum vazamento?

    ResponderExcluir
  164. Olá Anônimo gol g4 2008

    Esta água que aparece no chão é normal, como a saída do ar condicionado fica gelada e o ar externo é quente faz com que ele condense formando água que você vê no chão, igual quando você tira uma jarra de água da geladeira, quando ela entra em contato com o ar quente de fora ele fica molhada.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  165. tenho xsra picasso esta baixando 1 litro de agua por semana ,é normal ou minha junta de cilindro esta comprometida

    ResponderExcluir
  166. Bom dia, tenho um citroen C3, as vezes esta vazando um liquido quente em cima do pedal do acelerador ,estive verificando, acho que deve ser agua/fluido de arrefecimento do ar quente,o que pode ser ? que tipo de oficina devo procurar?

    ResponderExcluir
  167. Olá Marco Grigol
    1 litro não é normal não, também não quer dizer que o problema esta na junta, pode ser nela, mas também pode ser em um outro local.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  168. Olá Anônimo do C3
    O problema deve ser no arrefecimento do ar quente mesmo, uma oficina que pode cuidar do seu problema além de um autorizada são as que trabalham com ar condicionado, mas outras oficinas também pode verificar este seu problema.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  169. Rodrigo boa tarde tenho um gol bola MI97 1.0 com ar, ele de uns tempos para cá quando ligo o ar por muito tempo ele começa a esquentar demais, e a água do reservatório esta surjando rápidamente eu arreie toda água mas em uma duas semanas esta do mesmo jeito,outra coisa é normal a água do reservatório baixar? o que devo fazer tem algum produto que possa colocar para fazer limpeza?ou devo levar de imediato para um profissional em radiadores

    ResponderExcluir
  170. bom dia meu nome é Rogerio
    comprei uma bmw, segundo o antigo dono ela esta com junta do cbçt queimada pois quando coloca agua no reservatorio a agua some,tem como saber efetivamente se é a junta, algum sintoma como por ex oleo esbranquiçado,ou terei que realmente arriscar levar em uma oficina e o mecanico muitas vezes para ganhar dinheiro condenar a junta.

    ResponderExcluir
  171. Olá Anônimo do gol bola MI97 1.0
    É normal baixar um pouco a água, mas não muito. Creio que você terá que fazer um limpeza no sistema de arrefecimento todo e não só no radiador.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  172. Olá Rogério

    Só abrindo para ver, tem uma maquina que joga uma espécie de fumaça para o sistema, mas quase nenhuma oficina possui esta ferramenta.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  173. Rodrigo boa tarde sou o anonimo do gol bola MI 97 1.0 meu carro eu nunca usei aditivo de radiador usava água normal mineral só que como te falei o água do reservatorio esta surjando com ferrugem e como se fosse uma borra de lama,eai ele esta esquentando não muito esta chegando a 80°C arriei toda água e coloquei outras até ficar limpa,a pergunta é o seguinte se eu colocar um aditivo no radiador tem algum problema de danificar prejudicar o carro?

    ResponderExcluir
  174. Olá Anônimo do gol bola MI 97 1.0

    Infelizmente sim, se você colocar aditivo agora ele vai realizar a sua função, que é de limpar e retirar todo o ferrugem, o problema é que como seu sistema já esta enferrujado ele vai causar vazamentos no radiados e selos.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  175. Anonimo do gol bola MI 97 1.0 Rodrigo você acha que é mas vantagem eu trocar o radiador pelo um novo ou fazer uma limpeza é mais viavel?outra pergunta como é essa limpeza de arrefecimento?Você pode mim informar quanto seria para fazer uma limpeza no radiador e arrefecimento?

    ResponderExcluir
  176. Tenho um accord 96 que mesmo andando pouco a agua do radiador chega a borbulhar e seca, o motor foi feito a pouco tempo, não tem furo no radiador. O que poderia ser?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  177. ola rodrigo!eu tenho um chevette, e como todo chevette quando faz viagens por mais de 100km, ele perde força devido o poco arrefecimento do motor ,, e sera ki tem como almentar o fluxo de agua ke pasa pelo o motor, pondo um radiador maior ou um reservatorio de agua do gol para o almento de agua,,?

    ResponderExcluir
  178. Olá Anônimo

    Se seu radiador não esta muito acabado, é mais vantagem fazer uma limpeza mesmo. Mesmo trocando o radiador você teria que fazer uma limpeza no resto do sistema.

    Quanto a valores, não sei te informar.

    ResponderExcluir
  179. Olá anônimo do accord 96

    Seu motor ainda continua perdendo água, e pelo jeito pode ser admissão.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  180. Ola Anônimo do Chevette

    Você já experimentou colocar fluido para melhorar a refrigeração?

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  181. muito bom Rodrigo pelo blog, Aproveitando a pouco dias troquei meu radiador do vectra , por ele ter trincado na lateral ,mas desde que troquei o mesmo, o consumo de agua aumentou muito ate ponto de secar e não vejo possa de agua no chão e nenhum gotejamento e o aquecimento e auto.

    att:wagner

    ResponderExcluir
  182. tenho um gol mi 97 e gostaria de saber porque o ponteiro de temperatura sempre fica no meio mesmo depois da ventuinha ter feito a refrigeraçao

    ResponderExcluir
  183. Olá Wagner
    A água pode esta se perdendo pela admissão ou por um outro vazamento que só acontece quando o veiculo esta em funcionamento.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  184. Olá Anônimo do gol mi 97

    Este é o funcionamento normal.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  185. estorou agua do lado da ademissao,o que fazer...

    ResponderExcluir
  186. Olá meu amigo gostaria de saber como proceder na seguinte situação: Sou Motorista de Onibus e no meio da viagem acendeu a luz no painel dizendo que o nivel de àgua do radiador estava baixo, então imediatamente parei o onibus, desliguei o motor, e completei o nivel de agua, gostaria de saber se eu tenho que completar a agua nesse caso com o motor ligado ou desligado?

    ResponderExcluir
  187. Olá Anônimo

    Se estourou uma mangueira você deve trocá-la.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  188. Olá Anônimo Motorista de Ônibus

    Sempre que for completar a água o motor deve estar desligado para saber o nível correto em que ela se encontra.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  189. Olá

    Tenho um Fiesta 1.6 2005. Recentemente troquei bomba d'água e válvula termostática. Acontece que o ponteiro indicador da temperatura sobe rapidamente (fica no limite ainda que a luz de alerta não acenda) mas em pouco tempo volta a ficar no meio, e com o tempo volta a situação anterior. Isso é normal ou indica algum problema? Lembrando que a luz não chega a acender mas o ponteiro chega ao ponto mais alto.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  190. Olá Luis

    Normal não é, pode ser que o marcador esteja com problema, você deve testar a temperatura real no radiador com um multímetro.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  191. Olá , sou Pereira tenho um gol g2 97/98, ele está esquentado bastante quando se exige do carro , por exemplo em uma subida, se não diminuir a velocidade ele chega a passar de 100 graus. já troquei, cebolão, válvula termostática,censor de temperatura coloquei aditivo na proporção correta e o carro ainda está aquecendo na subida,será que pode ser junta de cabeçote? já que o veículo não está passando água, para o óleo lubrificante, fico grato poder me ajudar.

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  192. Olá Pereira

    A água esta desaparecendo? A válvula esta funcionado corretamente? Você fez varetamento do radiador?

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  193. Olá Rodrigo,

    Tenho um escort 87 e apos trocar a agua do radiador pela mistura de fluido e agua propria para radiador, começaram a aparecer vazamentos, radiador de ar quente e uma mangueira estourou. Acredito que o sistema esteja trabalhando com muita alta pressão. Mas por isso iria acontecer? Pode ser ar no sistema?

    Abraço

    Daniel Lauer

    ResponderExcluir
  194. Olá Daniel Lauer

    Se o sistema trabalhou muito tempo sem nenhum aditivo o que acontece é que cria ferrugem por todo o sistema e não é aconselhável colocar aditivo, pois ele ira retirar o ferrugem e poderão aparecer vazamentos.

    O que você tem a fazer agora é buscar todos os lugar com vazamento e ir resolvendo o problema gradativamente.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  195. Ola,sou Sueli.Tenho um gol power 1,6 ,flex 2008.So uso gasolina aditivada. Seria possivel ter saido fumaca do radiador,sendo que o mantenho bem cuidado e com as revisoes em ordem? Qdo fui abstecer num posto da Fernao Dias,o frentista insistiu em trocar o fluido do radiador,me levou 120 reais e ainda me deixou encucada pq nao vi nem senti fumaca alguma...Fui enganada nao eh?
    Obrigada pela atencao

    ResponderExcluir
  196. Olá Sueli

    Não entendi direito. Sair fumaça do radiador? Não seria motor? Quanto ao radiador penso que o frentista o máximo que deveria fazer era completar com água, o melhor a fazer quando a água do radiador esta muito suja ou já passou muito tempo de sua colocação, é levar seu carro a uma oficina para fazer uma limpeza no sistema de refrigeração e colocar o aditivo novo na proporção recomendada pelo fabricante.

    Um abraço espero ter ajudado,

    ResponderExcluir
  197. Caro amigo Rodrigo meu nome é Marcos eu tenho um gol 1,0,16va ano 2001 e apareceu um problema no sistema no motor...Pois esta passando água!E se misturando com oleo e ficando uma baba amarela.
    Que problema vc acha que pode ser para esta acontecendo isso?

    Agradeço se pode me ajudar!

    ResponderExcluir
  198. Olá Marcos

    Quando este problema acontece geralmente o problema é cabeçote empenado ou junta queimada este ultimo com mais frequência.

    Espero ter ajudado, um abraço

    ResponderExcluir
  199. Olá, Rodrigo! Em janeiro deste ano comprei uma towner 97 e, antes de começar a usar, levei ao mecânico para uma revisão. fizemos alguns reparos mas desde a última terça-feira vasa muita água quando o carro está ligado e pela primeira vez vi o ponteiro de temperatura até a metade do visor. o motor afogou, tive que esperar esfriar para dar a partida e ontem meu esposo esteve verificando e viu que a parece que a água ferve e começa a vasar. Como moro em apartamento e minha vaga fica na frente do prédio vizinho, fica um pouco difícil abrir o carro para verificar o que realmente acontece. acho um pouco arriscado sair com ele nessas condições pois temo que dê alguma pane no meio do caminho, pois quando morre com o motor quente, não liga mais. Como proceder? Abraços.

    ResponderExcluir
  200. Olá Roseli disse...

    Você deve levar seu carro em uma oficina para que verifiquem onde esta o vazamento, você não deve deixar aquecer muito pois pode empenar o bloco precisando assim fazer a retifica.

    Um abraço,

    ResponderExcluir

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!