A Google não investe somente em internet, e um de seus focos fora da internet é a produção dos seus próprios veículos elétricos autônomos. O objetivo é fabricar uma centena de protótipos.
O carro foi apresentado na "Code Conference", na Califórnia, um de suas curiosidades é não ter volante, e também não tem pedais e espelhos. O veiculo atinge a velocidade máxima de 40 km/h.
Os veículos "não terão volante, acelerador ou freios, porque não precisam disso. O nosso software e os nossos sensores fazem tudo isso", garante a Google, que pretende fazer testes com condutores que têm possibilidade de ter um controlo manual do veículo.
O primeiro protótipo da empresa transporta dois passageiros e tem apenas com um botão para ligar e outro de 'pânico' que imobiliza rapidamente o carro caso necessário.
O carro é orientado por um smartphone. Utilizando um aplicativo o carro busca o passageiro e o leva ao destino selecionado no smartphone.
“Os veículos serão muito básicos”, lembra Chris Urmson, diretor do projeto, “mas pode nos levar até onde queremos pressionando apenas um botão”. “E isso é um passo importante para melhorar a segurança nas estradas e transformar a mobilidade de milhões de pessoas”, acrescenta.
Hoje o o objetivo é construir cerca de 100 protótipos e ainda este ano serão testadas versões que ainda contam com controles manuais, explica o Google.
“Se tudo correr bem, gostaríamos de desenvolver um programa-piloto na Califórnia nos próximos dois anos. Se desenvolver como esperamos, vamos trabalhar com parceiros para trazer essa tecnologia para o mundo de forma segura”, afirma o diretor do projeto.