Você já se percebeu xingando seu GPS, discutindo com uma voz que lhe diz “vire à esquerda”, “vire à direita”, e se irritando porque seu aparelho mais atrapalha do que ajuda na hora de calcular a rota?
Pois seus problemas acabaram! Na verdade, vamos dar algumas dicas para que você não esquente mais a cabeça com seu GPS – como se o próprio trânsito já não incomodasse –, e tenha, sim, um aliado.
Bem, pra quem não sabe, GPS (Global Positioning System) é uma sigla que significa Sistema de Posicionamento Global. Através de um programa de navegação por satélite, o eletrônico é capaz de calcular a melhor trajetória desde o ponto inicial até o de destino. Os produtos já vêm com mapas das principais cidades do país, mas não representam uma totalidade de municípios e necessitam de atualização.
Está aí... um dos primeiros cuidados que se deve tomar é com a atualização do GPS. O recálculo da rota é frequentemente realizado, além disso, se houver algum ponto interditado, mudança de sentido nas vias, uma nova bifurcação, por exemplo, a atualização vai te ajudar a não rodar em círculos e encontrar o melhor caminho para seguir. Na maioria das vezes esse serviço é pago, mas consulte os serviços da empresa para saber mais sobre seus direitos.
Um ponto interessante, também, é o suporte para GPS. Parece dispensável ou desnecessário, porém, tem coisa mais irritante quando não se pode apoiar o aparelho e ele fica deslizando de um lado pro outro do banco do passageiro? Ou quando você o apoia no colo e fica com a atenção dividida entre o trânsito e o GPS: um olho no peixe e outro no gato!
Pois é, talvez seja uma prevenção para a vida você ter um suporte adequado para que a rota esteja à vista enquanto dirige. Quando se tem um “copiloto” ao lado, tudo bem, aí podemos relaxar mais quanto à busca pelo ponto desejado. Entretanto, aqueles que trabalham com entregas e conduzem sozinho o veículo, por exemplo, necessitam de algo mais cômodo.
Há vários acessórios no mercado para esse tipo de produto. Confira, apenas, se o suporte está do tamanho adequado para o seu GPS ou se a marca de seu aparelho já dispõe de utensílios próprios.
Além disso, o processamento do GPS precisa ser ágil: caso demore muito para traçar a rota, a sua espera pode ser um agravante em sua alteração de humor, não há como ficar esperando a boa vontade do aparelho para funcionar.
Fique atento para o armazenamento dos mapas. Geralmente, esses dispositivos vêm com cartão SD já que sua memória interna não é tão extensa. Se você quiser aproveitar os serviços multimídia do seu GPS, como músicas e jogos, certifique-se de comprar um SD com espaço suficiente. Depois não fique com raiva se faltar slot para as canções que você gosta, nós avisamos!
Bem, vimos que há várias maneiras de contornar a situação de irritação no trânsito, sem passar estresse com seu GPS automotivo. Use a tecnologia ao seu favor, além disso, o nervosismo só te faz envelhecer mais rápido e não faz bem ao coração!
Esperamos que você tenha curtido nossas dicas sobre GPS e tenha aprendido a se controlar para não perder a cabeça com o produto. Siga o blog para mais novidades em automóveis, garantimos que você não vai perder a viagem. Até mais!
Este post é uma contribuição da equipe do Buscapé ao blog Carburado.