Os automóveis incorporam o status de poder, independência e sucesso. Na medida em que as mulheres vêm conquistando espaço no mercado de trabalho, ocupando cargos de chefia e posições de destaque na sociedade brasileira, a participação feminina no setor automobilístico tem crescido de forma correspondente.
Nos dias atuais, as mulheres representam cerca de 45% das vendas de automóveis no Brasil e 70% das decisões de compra, já que elas também influenciam na escolha dos modelos de carros dos maridos, namorados e irmãos.
Homens x Mulheres
Se engana quem acredita que as mulheres levam apenas a beleza do design em consideração na hora de comprar o carro. Pesquisas revelam que elas são mais racionais na hora da compra, priorizando o conforto, a segurança, funcionalidade e custo-benefício do veículo. No que os homens tendem a escolher o carro pela potência, design e desempenho.
O resultado desta combinação de gostos e prioridades tem feito com que a indústria automobilística busque adequar os modelos para agradar ambos os públicos, mas ainda é fato que alguns carros são preferência das mulheres na hora da compra, em especial os utilitários esportivos como o Ecosport e Gran Vitara, além dos compactos C3 e Fiat 500.
Com a mão na graxa
O aumento da participação das mulheres na compra de veículos automotivos tem gerado reflexos positivos na introdução da mão de obra feminina no setor. As montadoras, oficinas e concessionárias têm procurado integrar mulheres em suas equipes, desde o atendimento até as seções de montagem, conserto e reparos de veículos. No último ano, a Volkswagen abriu um curso de mecânica somente para mulheres em 53 unidades, com a finalidade de preencher 1.300 vagas abertas para contratação de mão de obra feminina.
O perfeccionismo, organização e atenção aos detalhes, são qualidades que as empresas têm buscado para atender à demanda crescente das consumidoras, que representam um percentual significativo no setor automobilístico brasileiro. As mudanças e adaptações vão desde a arquitetura das oficinas de automóveis ao atendimento, com direito a cafezinho no aconchegante sofá da sala de espera e TV.
Fonte Liquipneus - Pneus RJ
Muito bom esse artigo que retrata a presença das mulheres no mundo dos automóveis.
ResponderExcluir